O Chelsea é bicampeão da Liga dos Campeões. Neste sábado, no Estádio do Dragão, o time londrino venceu o Manchester City por 1 a 0, gol do atacante alemão Havertz no primeiro tempo, e celebrou a sua segunda Champions (a outra foi em 2011/12). Já o City – campeão inglês – segue sem nunca ter vencido a principal competição europeia de clubes.

Kai Havertz no meio do bolo, é celebrado logo após fazer o gol que valeu o bicampeonato europeu para o Chelsea  Jose Coelho / POOL / AFP)

O jogo de bom nível, mas com poucas chances e muitas divididas e choques.  Thiago Silva (Chelsea)  saiu machucado e De Bruyne (City) teve de ser substituído após choque de cabeça e risco de concussão. O duelo também foi marcante para Kun Agüero. O maior goleador da história do City terá o seu contrato encerrado e, após dez anos, deixará o clube.

Primeiro tempo

O Chelsea foi superior nos primeiros 45 minutos, com as melhores oportunidades,  como na finalização de Timo Werner  que parou na ótima defesa de Ederson. O City estava nervoso em campo, com Stones errando muito e o belga De Bruyne  apagado. O melhor lance do time foi um lançamento de Ederson que gerou um contra-ataque muito perigoso.  Aos 38, o zagueiro Thiago Silva saiu com uma lesão na virilha, desfalcando o Chelsea. Mas pouco depois, aos 43, num contra-ataque, o time londrino chegou ao gol num contra-ataque em quatro toques, começando com o goleiro senegalês Mendy, passando por um lançamento primoroso de Mount para Havertz entrar livre e marcar.

Segundo tempo

A etapa final foi bem tensa. O City foi para cima, mas perdeu seu principal criador, De Bruyne, machucado (entrou Jesus). Gundogan, mesmo não estando 100% (entrou sentindo uma lesão muscular)  tentou ser o criador. Mas o time seguiu errando nos passes e gerou um contra-ataque que o americano Pulisic quase ampliou aos 28. Daí para a frente foi pressão total do City. Porém, as chances foram poucas e quase sempre o time parava na eficaz marcação do Chelsea, sob o comando do impecável Kanté, o melhor em campo. Nos acréscimos, Mahrez chutou para fora a última chance para o City empatar. Chelsea bi!

 

MANCHESTER CITY  0X 1 CHELSEA

LIGA DOS CAMPEÕES – FINAL
Data
: 29/5/2021
Local: Estádio do Dragão,  Cidade do Porto (POR)

MANCHESTER CITY: Ederson; Walker, Stones, Rúben Dias e  Zinchenko; Bernardo Silva (Fernandinho, aos 18′ do 2ºT) , Foden, Mahrez e De Bruyne  (Gabriel Jesus, aos 14′ do 2ºT) e Sterling (Agüero, aos 31′ do 2ºT). Técnico: Pep Guardiola

CHELSEA: Mendy; Azpilicueta, Thiago Silva (Christensen, aos 38′ do 1ºT), Rudiger e James; Kante, Jorginho e Chilwell; Mount (Kovacic, aos 34′ do 2ºT), Werner (Pulisic, aos 20′ do 2ºT) e Havertz. Técnico: Thomas Tuchel

Gol:  Havertz, aos 43′ do 1ºT (0-1)

Árbitro: Antonio Miguel Mateu Lahoz (Espanha)
Auxiliares: Pau Cebrián Devis, Palomar (ambos de Espanha)
VAR: Alejandro José Hernández Hernández (Espanha)

Cartões amarelos: Gundogan, Gabriel Jesus (MCI)  Rudiger (CHE)

Comentários