Ao entrar em campo nesta quinta-feira (15) para enfrentar o Flamengo no Clássico dos Milhões, o Vasco não joga só pelo orgulho de encerrar o jejum de 17 jogos sem vitória diante do maior rival. Entra também a sobrevivência do Cruz-maltino no Campeonato Carioca.

Na oitava posição após somente duas vitórias em oito rodadas, o Vasco está praticamente obrigado a vencer para seguir com chances de avançar à semifinal da Taça Guanabara. São dez pontos somados, seis a menos que o Fluminense, quarto colocado.

O Vasco, porém, tem um jogo a menos. Então, se vencer, pula três posições na tabela, encerrando a nona rodada em quinto lugar. A vitória faria o Cruz-maltino ultrapassar Botafogo, Madureira e Resende, ficando a somente três pontos do Flu, que ainda terá um clássico (contra o Botafogo) por disputar. O último jogo do Tricolor também é pedreira: enfrenta o Madureira, outro que pode chegar na última rodada lutando por uma vaga, e que só perdeu uma partida até o momento (exatamente contra o Flamengo).

E se empatar?

Se o Clássico dos Milhões terminar empatado, o Vasco até segue vivo, mas com chances ínfimas de classificação. Isso porque o Cruz-maltino chegaria aos 11 pontos e bastaria somente um empate do Fluminense (16) nos jogos que o resta para que sepultasse as chances do Vasco no Campeonato Carioca.

Caso seja derrotado, a eliminação seria confirmada, visto que o máximo que o time de Marcelo Cabo poderia fazer seria alcançar a pontuação do Fluminense, porém esbarraria no número de vitórias (Flu já tem cinco; Vasco, duas, podendo chegar, no máximo, a quatro).

O time da Colina não vence a competição desde 2016. De lá para cá, chegou a ser vice-campeão em 2018 (Botafogo) e Flamengo (2019).

Comentários