A Associação Atlética Batel, de Guarapuava, município da região centro-sul do Paraná, vai se chamar temporariamente FC Mariupol. O objetivo é homenagear a equipe ucraniana que foi extinta por causa da guerra há um ano.

Batel
Batel passará a usar, momentaneamente, o nome do Mariupol – divulgação

A homenagem vai durar seis partidas. E será completa: o time paranaense vai atuar com escudo, cores e até mesmo o uniforme do Mariupol. No entanto, a lembrança não é em vão, afinal, a região é onde está a maior comunidade ucraniana da América.

“Nosso clube e nossa região têm muita identificação e carinho pelo povo ucraniano. A ideia é ajudar a manter vivo o FC Mariupol, que era um orgulho e a grande paixão da cidade, até que eles possam realmente retornar às suas atividades. Nossa mensagem para o mundo é de paz e apoio à luta pela soberania ucraniana. O futebol era motivo de muita alegria lá e, certamente, no futuro o clube vai voltar a brilhar no lugar que merece”, disse o presidente do Batel, Alex Lopes, 54 anos, em entrevista para o GE.

Agora surgiu um novo desafio: conseguir transmitir o jogo para a Ucrânia. O Batel, time da terceira divisão do Campeonato Paranaense, já iniciou as tratativas para conseguir levar um pouco de alegria aos torcedores ucranianos.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários