Os clubes brasileiros se manifestaram nesta última quinta-feira pela aprovação da ‘Lei do Mandante’. Nas redes sociais, 11 clubes da Série A e dez clubes da Série B publicaram uma nota oficial pedindo a implementação do Projeto de Lei 2336/21 antes do recesso parlamentar, que acontecerá neste mês de julho.

“Os clubes do futebol brasileiro estão unidos pela aprovação, antes do recesso parlamentar em julho, do PL 2336/21 (Lei do Futebol Livre – mandante). Maior concorrência, mais investimentos e melhor espetáculo para os milhões de torcedores”, diz a nota.

Clubes das Séries A e B se manifestaram a favor da Lei do Mandante – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Atlético-GO, Athletico-PR, Bahia, Ceará, Chapecoense, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Juventude, Santos e Sport foram os times da elite do futebol nacional que se manifestaram. Já Avaí, Coritiba, CRB, Cruzeiro, CSA, Náutico, Operário-PR, Remo, Vila Nova e Vitória foram os times da segunda divisão que participaram.

No Brasil, uma emissora precisa ter um acordo de transmissão com os dois clubes para transmitir uma determinada partida. O Projeto de Lei 2336/21 reedita a Medida Provisória do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O Congresso precisa analisar o texto para aprovar ou rejeitar a ideia. No ano passado, um imbróglio entre a TV Globo e TNT Sports deixou clubes sem transmissão em algumas partidas.

Atualmente, a TV Globo e a TNT Sports têm direitos de transmissão sobre alguns clubes e compartilham alguns em comum na TV fechada. O Athletico-PR, por sua vez, não tem acordo com o Grupo Globo e, com isso, não tem transmissão de suas partidas contra clubes com contrato com a emissora.

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

Comentários