A terça-feira (3) pode ser histórica para o futebol brasileiro. Por iniciativas de Flamengo e Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Red Bull Bragantino, a expectativa é a de que todos os 20 clubes da Série A compareçam às 10h (de Brasília) em um hotel de luxo na capital paulista para reunião que pode dar início a criação de uma liga independente.

Taça do Campeonato Brasileiro em frente à sede da CBF, no Rio de Janeiro – Lucas Figueiredo/CBF

Durante o fim de semana houve intensa articulação entre os próprios clubes para que todos estivessem presentes. Isso porque, além do Clube dos 6, América-MG, Atlético-GO, Athletico, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Goiás e Juventude formaram uma segunda corrente com o objetivo de criar o Movimento Futebol Forte, que visa a proteção a clubes de menor expressão no cenário nacional nas negociações.

Enquanto alguns mantêm conversas e se aproximam do Clube dos 6, como Botafogo, Fluminense, Internacional e Grêmio, outros ameaçam o acordo coletivo. É o caso do Athletico-PR, por meio de Mario Celso Petraglia, presidente do Conselho Administrativo e homem-forte da diretoria paranaense. O dirigente segue em busca de clubes que, embora interessados na Liga, almejam iguladade nas divisões das cotas de transmissão televisivas.

As conversas para a criação da liga ocorrem há meses. Em fevereiro, houve uma reunião na tentativa de aproximar os blocos divergentes. Na ocasião, estiveram presentes representantes de Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino, assim como de Atlético, Cruzeiro, Vasco, Fluminense, Grêmio e Internacional. O último encontro entre os clubes foi em 15 de março, sem o comparecimento do Palmeiras.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

 

Publicidade

Comentários

Publicidade

Publicidade