O empate do Santos contra o Bahia na última quarta-feira (17), pela Copa do Brasil, já começou a esquentar o clássico do Peixe contra o Palmeiras, neste sábado (20), na Vila Belmiro. Isso porque, após o fim da partida, a torcida afirmou que um triunfo contra o rival é ‘obrigação’.

“Não é mole, não! Ganhar dos ‘Porco’ é mais que obrigação”, cantaram os torcedores do Santos.

‘Obrigação’ que o Santos não cumpre há mais de três anos

9 de outubro de 2019. Essa foi a última vez que o Santos conseguiu vencer o Palmeiras. Pela 24ª rodada do Brasileirão, na Vila Belmiro, o Peixe contou com gols de Gustavo Henrique e Marinho para bater o rival.

Naquela ocasião, o Santos foi a campo com: Éverson; Pará, Gustavo Henrique, Lucas Veríssimo e Jorge; Diego Pituca, Jean Mota e Carlos Sánchez; Taílson, Marinho e Eduardo Sasha. O técnico era Jorge Sampaoli.

Do outro lado, o Palmeiras tinha apenas Marcos Rocha, Luan, Dudu, Raphael Veiga e Zé Rafael do elenco atual, sendo que os dois últimos ficaram no banco de reservas. Mano Menezes treinava aquela equipe.

De lá para cá, as equipes já se enfrentaram 11 vezes, com nove vitórias do Palmeiras e dois empates (ambos na Vila).

O que mudou?

A principal diferença das equipes em relação a aquele jogo em 2019 diz respeito, além do orçamento, aos técnicos. Após a saída de Mano Menezes, o Palmeiras teve Vanderlei Luxemburgo e, ainda em 2020, contratou Abel Ferreira.

Por outro lado, o Santos, após Sampaoli deixar o time em 2019, já teve Jesualdo Ferreira, Cuca, Marcelo Fernandes, Fernando Diniz, Fábio Carille, Fabián Bustos, Orlando Ribeiro e Odair Hellmann na beirada do campo nesse clássico.

Além disso, o elenco do Santos passou por uma série de mudanças em relação ao daquele 9 de outubro. João Paulo, Alison e Luiz Felipe são os únicos remanescentes, sendo que só o goleiro é titular atualmente.

João Paulo é um dos únicos remanescentes do Santos que venceu o Palmeiras – Divulgação/Santos

Momento atual do Santos, e Vila como ‘escudo’

O Santos, apesar das cobranças da torcida após o empate contra o Bahia, vem de uma sequência invicta de três jogos, com duas vitórias, além da igualdade. No Brasileirão, o Peixe triunfou nos seus últimos dois jogos e ocupa a sétima colocação, com 10 pontos.

A Vila Belmiro, palco do confronto do próximo sábado (20), tem sido uma forte aliada do Santos na temporada, ainda que o desempenho não seja o mesmo de outros anos. Isso porque, o time ainda não perdeu em sua casa até aqui no ano. Ao todo, são sete vitórias e cinco empates.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários