O J10 fez a seguinte pergunta a alguns de seus colunistas: como você avalia os dois duelos da semifinal do Campeonato Carioca: Flamengo x Volta Redonda e Fluminense x Portuguesa?

Fluminense x Portuguesa; Flamengo x Volta Redonda –  Mailson Santana e Marcelo Cortes-Flamengo

Roberto Assaf

“Tenho uma opinião fixa a respeito de jogos decisivos que reúnem times grandes contra os de pequeno porte. Quando se trata de uma semifinal em jogo único, existe a possibilidade de o pequeno superar o grande. Mas, em duas partidas, isso é praticamente impossível. Por isso, mesmo considerando que Volta Redonda e, principalmente, a Portuguesa, fizeram boa campanha, Flamengo e Fluminense são favoritos e vão reeditar a final do ano passado. E já adianto aqui que vejo o Fluminense atual como melhor do que o time de 2020 e o Flamengo é um time pior em relação ao que foi o campeão naquela decisão. Mas quero deixar minha crítica à federação: semifinal em dois jogos é um absurdo.”

Felipe David Rocha

“Flamengo e Fluminense terão vantagem de jogar por dois resultados iguais diante de Volta Redonda e Portuguesa, respectivamente. Mas considero duas semifinais extremamente disputadas, já que a dupla Fla-Flu também está focada na Libertadores e isso pode, sim, fazer diferença. Além disso, Voltaço e Lusa já provaram, com times bem estruturados, que podem fazer frente aos dois grandes. Aposto no tradicional Fla-Flu na decisão por serem 180 minutos de disputa. Se fosse tacada única, as chances dos pequenos seriam maiores. Mas não vejo moleza para nenhum dos lados.”

Adriano Ferreira

“O Volta Redonda está bem estruturado, com dois bons atacantes: Alef Manga e João Carlos. Mas o  Flamengo é favorito para ser um dos finalistas. Seu elenco é um dos melhores da América do Sul.   Já no caso de Portuguesa x Fluminense,  a tendência é termos um confronto equilibrado. O Tricolor sofreu um pouco mais com os pequenos na Taça GB. Ainda que tenha um leve favoritismo, o seu rival, a Lusa, mostrou que é muito bem organizado.”

Leonardo Pereira

“Grande possibilidade de um novo Fla-Flu na decisão, algo previsto desde o início do Carioca, mesmo com os dois times jogando a Libertadores simultaneamente. O Volta Redonda, que foi a surpresa boa, teria mais chances diante do Fluminense. Em 180 minutos, só um milagre futebolístico somado a uma conjunção astral extremamente desfavorável ao Rubro-Negro para colocar o Voltaço na final. O Fluminense também mantém amplo favoritismo sobre a Lusinha, que aproveitou as debilidades de Vasco e Botafogo para se garantir no top-4, mas não deve fazer frente ao Tricolor. Para mim, a dupla Fla-Flu fará dois jogos preparatórios para a final. Hora de analisar o elenco, rever táticas e posicionamento de jogadores.”

Flavio Almeida

“São duas semifinais equilibradas pelo que os times apresentaram no Campeonato Carioca. A grata surpresa é a Portuguesa, que não perdeu para os grandes e apresentou um time conciso, maduro, muito bem arrumado taticamente. É claro que a dupla Fla-Flu tem amplo favoritismo por causa da força de seus elencos, mas como também está na Libertadores, isso pode ser um fator favorável a Volta Redonda e Portuguesa. Passaram os melhores times para a semifinal, sem sombra de dúvidas. Mas é bom rubro-negros e tricolores ficarem ligados. São favoritos, mas não terão moleza.”

Carlos Alberto Vieira

“Embora a Portuguesa tenha feito uma boa campanha na fase de classificação, o Fluminense é favorito. Uma fase final é mais tensa, trata-se de uma disputa em ida e volta, a camisa pesa, ter um elenco mais cascudo também. O mesmo vale para Flamengo e Volta Redonda. Há uma diferença técnica grande entre o Rubro-Negro e o Voltaço e o jogo deste sábado – quando o Flamengo mesclou titulares e reservas – ilustrou bem. Parabéns para a Portuguesa e para o Volta Redonda, que aproveitaram os momentos ruins de Botafogo e Vasco e chegaram à semifinal. Mas tudo está se desenhando para mais um Fla-Flu na final.”

 

Comentários