Único time com 100% de aproveitamento, o Arsenal venceu o Dundalk (IRL) por 4 a 2, com gols dos atacantes Nketiah e  Balogun e dos meias Elneny e Willock, encerrando a fase de grupos da Liga Europa com a melhor campanha da competição. O meia Jordan Flores e zagueiro Hoare marcaram os gols para o time da casa. Com mais uma vitória no torneio, os Gunners vão decidir as fase 16 avos em casa por terminar como líder do Grupo B, com 18 pontos. O time irlandês entretanto, encerra a sua participação com seis derrotas em seis jogos, na lanterna do grupo.

 

O zagueiro Andy Boyle,  do Dundalk, tenta roubar a bola do meia Mohamed Elneny, do Arsenal  – Paul Faith/ AFP

O Arsenal dominou a partida desde os primeiros minutos e rapidamente abriu o placar aos 12. Cinco minutos depois, o clube inglês já estava com dois gols de vantagem, mas em uma bobeira no setor defensivo, viu o Dundalk diminuir o marcador apenas quatro minutos depois. No fim da primeira etapa o jogo ficou mais pegado, sem muitas oportunidades claras.

Na volta do intervalo, a superioridade técnica do Arsenal ficou ainda mais evidente. Os Gunners assumiram o controle do jogo e aos 22 minutos marcaram o terceiro gol com Willock. Mesmo com a vantagem no placar, o time inglês continuou com a pressão ofensiva e conseguiu marcar mais um com Balogun, após bela assistência de Pepe, e transformou a vitória fora de casa em uma goleada. Aos 40 do segundo tempo, o Dundalk descontou e o 4 a 2 prevaleceu até o fim da partida. O triunfo garantiu ao time do técnico Mikel Arteta a classificação para a fase 16 avos com a melhor campanha da Liga Europa.

Standard Liege (BEL) 2 x 2 Benfica (POR)

Em confronto válido pela sexta e última rodada do Grupo D, Benfica e Santard Liege (BEL) ficaram no empate por 2 a 2, na Bélgica. O ponta brasileiro Everton Cebolinha e o meia Pizzi marcaram para o time português, enquanto o meia Raskin e o atacante Tapsoba converteram para os donos da casa. O time do treinador Jorge Jesus já estava com a classificação garantida para a fase 16 avos da Liga Europa, e brigava com o Rangers (ESC) pela liderança do grupo. O time belga por sua vez, encerra a participação em terceiro lugar, com apenas 4 pontos.

O ex-treinador do Flamengo termina a fase de grupos da Liga Europa invicto, com 12 pontos, em segundo lugar do Grupo D. O Rangers encerra como líder, com 14. A lanterna do grupo ficou com o Lech, da Polônia, com apenas três.

 

Confira os resultados dos duelos que abriram a última rodada da fase de grupos da Liga Europa:

GRUPO A

CSKA Sofia (BUL) 3 x 1 Roma (ITA)
Young Boys (SUI) 2 x 1 Cluj (ROM)

GRUPO B

Dundalk (IRL) 2 x 4 Arsenal (ING)
Rapid Viena (AUT) 2 x 2 Molde (NOR)

GRUPO C

Bayer Leverkusen (ALE) 4 x 0 Slavia Praha (TCH)
Hapoel (ISR) 1 x 0 Nice (FRA)

GRUPO D

Standard Liege (BEL) 2 x 2 Benfica (POR)
Lech Poznan (POL) 0 x 2 Rangers (ESC)

GRUPO E

PAOK (GRE) 0 x 0 Granada (ESP)
PSV (HOL) 4 x 0 Omonia (CHY)

GRUPO F

Napoli (ITA) 1 x 1 Real Sociedad (ESP)
Rijeka (CRO) 2 x 1 AZ (HOL)

 

Confira a classificação geral da Liga Europa após o encerramento da fase de grupos:

Grupo A:
1º – Roma (ITA) – 13
2º – Young Boys (SUI) – 10
3º – Cluj (ROM) – 5
4º – CSKA Sofia (BUL) – 5
Grupo B:
1º – Arsenal (ING) – 18
2º – Molde (NOR) – 10
3º – Rapid Wien (AUS) – 7
4º – Dundalk (IRL) – 0
Grupo C:
1º – Bayer Leverkusen (ALE) – 15
2º – Slavia Praga (RCH) – 12
3º – Hapoel (ISR) – 6
4º – Nice (FRA) – 3
Grupo D:
1º – Rangers (ESC) – 11
2º – Benfica (POR) – 11
3º – Standard Liege (BEL) – 4
4º – Lech (AUS) – 3
Grupo E:
1º – PSV (HOL) – 12
2º – Granada (ESP) – 11
3º – PAOK (GRE) – 6
4º – Omonia (CHY) – 4
Grupo F:
1º – Napoli (ITA) – 11
2º – Real Sociedad (ESP) – 9
3º – AZ (HOL) – 8
4º – Rijeka (CRO) – 4

Comentários