Os triunfos de São Paulo, Santos e Grêmio na rodada fizeram Palmeiras e Fluminense entrarem em campo pressionados por um bom resultado para não se afastarem das primeiras posições. Para o Tricolor, um empate diante do Verdão era suficiente para não sair do G6 do Campeonato Brasileiro. No fim, a vitória do Palmeiras por 2 a 0 veio graças a dois gols de Raphael Veiga. Foi o segundo resultado positivo seguido diante de um adversário carioca (domingo passado o triunfo sobre o Vasco veio com um gol de Luiz Adriano, também de pênalti). Com o resultado, o Palmeiras chegou ao seu oitavo triunfo seguido (incluindo Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores) e pulou para o quinto lugar, com 34 pontos. O Fluminense, por sua vez, permanece com 32, agora na oitava colocação.

Palmeiras x Fluminense (14/11/2020)
Raphael Veiga foi decisivo no triunfo diante do Fluminense no Allianz Parque (Cesar Greco / Palmeiras)

Antes mesmo do apito inicial, Fred torceu o tornozelo no aquecimento e deu lugar a Felippe Cardoso. Sem a sua referência no ataque, o Fluminense apostava na volta de Nenê a liderança em campo na tentativa de colocar fim a escrita de nunca ter pontuado no Allianz Parque. O time das Laranjeiras teve mais a bola nos pés e trocou muitos passes no meio de campo, mas sem conseguir infiltrar no setor defensivo alviverde. Assustou mais com a bola parada. Ao contrário dos primeiros jogos com Abel Ferreira, os donos da casa – com nada menos do que 13 desfalques – tiveram dificuldades na transição e cometiam erros de passe na saída da bola. Melhor em campo, a equipe comandada por Odair Hellmann finalizou mais e chegou a ter um gol anulado corretamente aos 17 minutos, com Luccas Claro, após desvio de Hudson para o meio da área. O bandeirinha apontou impedimento, e o VAR confirmou a marcação. A partir daí, o Palmeiras apostou no jogo ofensivo concentrado pela esquerda tendo Gustavo Scarpa como a válvula de escape fazendo cruzamentos. A marcação tricolor foi mais eficiente e impedia a progressão palmeirense com a bola. Na melhor chance do primeiro tempo, uma bobeada de Luccas Claro na área deixou Willian na cara do gol, mas Muriel defendeu.

Na volta do intervalo, os donos da casa mostraram que têm totais condições de brigarem pelo título do campeonato. Logo aos dois minutos, Lucas Lima chutou da entrada da área e houve desvio na marcação. O VAR confirmou toque de mão. Pênalti que Raphael Veiga bateu com força e no alto sem chances para Muriel. Os jogadores do Fluminense reclamaram tanto que aparentemente perderam a concentração. Aos 14, Willian recebeu lançamento de Raphael Veiga e desperdiçou boa chance, porém na sequência da jogada Veiga recebeu dentro da área e chutou rasteiro para ampliar o placar. Ao ver seu time inerte, Odair Hellmann respondeu com a entrada de Luiz Henrique no lugar de Wellington Silva, apagado em campo. Pouco depois, foi a vez de entrarem os atacantes Marcos Paulo e Caio Paulista nas vagas de Michel Araújo e Nenê. A partir daí, o Verdão passou a encontrar espaços na defesa adversária. Com a boa vantagem no placar, o Palmeiras abriu mão da velocidade e passou a “cozinhar” o jogo, que passou a ficar muito parado. Melhor para o Verdão, que garantiu a escrita diante do rival no Allianz e deu um grande recado de que vai incomodar os times do alto da tabela.

Na próxima rodada, o Palmeiras visita o Goiás, no próximo sábado, às 21h, na Serrinha. O Fluminense, por sua vez, encara o Internacional, domingo, às 18h15, no Beira-Rio. Antes, o time de Abel Ferreira visita o Ceará na quinta-feira, pelo duelo de volta das quartas de final da Copa do Brasil.

PALMEIRAS  2 x 0 FLUMINENSE

14/11/2020 – Campeonato Brasileiro –  21ª rodada
Allianz Parque, São Paulo (SP) – portões fechados

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RJ)

VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima (RJ)

PALMEIRAS:  Jailson; Marcos Rocha, Emerson Santos, Renan e Gustavo Scarpa; Patrick de Paula, Raphael Veiga, Lucas Lima (Mayke, aos 35′ do 2ºT) e Zé Rafael (Ramires, aos 32′ do 2ºT), Gabriel Veron e Willian (Breno Lopes, aos 30′ do 2ºT). T: Abel Ferreira.

FLUMINENSE: Muriel, Igor Julião, Nino, Luccas Claro e Danilo Barcelos; Dodi, Hudson, Michel Araújo (Marcos Paulo, aos 24′ do 2ºT) e Nenê (Caio Paulista, aos 24′ do 2ºT); Wellington Silva (Luiz Henrique, aos 16′ do 2ºT) e Felippe Cardoso (Lucca, aos 35′ do 2ºT). T: Odair Hellmann.

Gols: Raphael Veiga, aos 7′ do 2ºT (1-0); Raphael Veiga, aos 14′ do 2ºT (2-0)

Cartões Amarelos: Emerson Santos, Zé Rafael (PAL); Wellington Silva e Michel Araújo (FLU)
Cartão vermelho: Não houve

Comentários