Com uma boa dose de drama, o Ceará conquistou nesta quarta-feira (3) a Copa do Nordeste, ao vencer o Sport, nos pênaltis, por 4 a 2. No tempo normal, o Leão venceu por 1 a 0, devolvendo os 2 a 1 sofridos em Fortaleza, mas isto não foi suficiente para levar o troféu. Afinal, quem brilhou foi o goleiro Richard, do Vozão, que pegou duas penalidades. Assim, os cearenses conquistam sua terceira Copa do Nordeste em plena Ilha do Retiro, empatando com o próprio Sport, que buscava o tetra.

Ceará sofreu, mas bateu Sport, calou mais de 25 mil e levou a Copa para casa – Rafael Ribeiro/CBF

Primeiro tempo

A decisão foi dramática desde os primeiros minutos. O Sport logo foi para cima do Ceará, afinal precisava do resultado. De fato, a pressão era enorme e as coisas ficaram piores ainda para o Vozão quando Willian Formiga se machucou, logo aos 20 minutos, dando lugar a Danilo Barcelos. Pouco depois, veio o gol do time da casa, quando justamente Danilo errou na saída de bola e Luciano Juba ficou livre para chutar e fazer 1 a 0. O resultado levaria o jogo para os pênaltis, entretanto o Sport não conseguiu aumentar, mesmo com algumas chances. Numa delas, Jorginho desperdiçou oportunidade após grande confusão da defesa do Ceará, que só foi dar seu primeiro chute a gol aos 46 minutos, com Janderson.

Segundo tempo

Se a pressão do Leão já era grande, ela ficou maior depois do intervalo. Logo de cara, Luciano Juba perdeu grande chance, chutando em cima do goleiro do Ceará. A resposta veio quando Jean Carlos cruzou na boca do gol e Vitor Gabriel não alcançou, por pouco. Mas o Sport permaneceu pressionando: Richard teve que fazer bela defesa em falta batida por Edinho. Posteriormente, Felipinho e Wanderson acertaram a trave, no mesmo lance, em chance inacreditável. Nos contra-ataques, o Ceará buscava um empate que poderia definir a parada a seu favor, mas o drama se estendeu. No finzinho, Gabriel Santos perdeu a última chance rubro-negra.

Pênaltis

A série começou com Danilo Barcelos perdendo, mas o VAR o redimiu: mandou a cobrança voltar, após Renan defender. Na segunda bola, o lateral do Ceará converteu. Na bola seguinte, Luciano Juba parou em Richard, sem nova tentativa. O Vozão ficou na frente na série seguinte, mas perdeu sua primeira cobrança com Guilherme Castilho: Renan espalmou. Sabino empatou pelo Sport e Luvannor fez 3 a 2, mas Richard brilhou de novo, ao pegar bola de Gabriel Santos. Posteriormente, Erick fez o quarto gol cearense e decretou o título alvinegro.

SPORT 1×0 CEARÁ – Jogo de volta da final da Copa do Nordeste
Pênaltis:
Sport 2×4 Ceará
Data e horário: 03/05/2023, às 21h (de Brasília)
Local: Ilha do Retiro, Recife (PE)
Público: 26.345 pagantes
Renda: R$ 1.240.625,00
SPORT: Renan; Rafael Thyere (Chico, 38’/2ºT), Ewerton, Sabino e Igor Cariús (Filipinho, 24’/2ºT); Ronaldo (Pedro Victor, 38’/2ºT), Fabinho e Jorginho (Gabriel Santos, 29’/2ºT); Edinho (Wanderson, 24’/2ºT), Vágner Love e Luciano Juba. Técnico: Enderson Moreira.
CEARÁ: Richard; Warley (Michel, 33’/2ºT), Tiago Pagnussat, Luiz Otávio e Willian Formiga (Danilo Barcelos, 21’/1ºT); Richardson, Arthur Rezende (Jean Carlos, intervalo) e Guilherme Castilho; Janderson (Chay, 33’/2ºT), Vitor Gabriel (Luvannor, intervalo) e Erick. Técnico: Eduardo Barroca.
Árbitro: Dênis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (Fifa/BA) e Brígida Cirilo Ferreira (Fifa/AL)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (Fifa/RN)
Cartões amarelos: Igor Cariús, Ronaldo (SPT); Janderson, Danilo Barcelos, Vitor Gabriel, Richard (CEA)
Gol: Luciano Juba, 26’/1ºT (1-0)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários