Em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Carioca de 2023, o Botafogo perdeu de 1 a 0 para o Audax, neste domingo (15), no Nilton Santos. O time visitante saiu ainda mais feliz de campo pelo fato do gol ter sido antológico, para lá de memorável, marcado pelo meia Higor Leite.

O Alvinegro, cabe destacar, atuou com time alternativo e foi comandado pelo auxiliar Lúcio Flávio. Isso porque, o Botafogo está valorizando a pré-temporada e usando o início do Carioca para testar jogadores. Com o resultado, o Bota, é claro, ainda não pontuou na competição. O Alvinegro está em 11º e penúltimo lugar.

Já o Audax, que já tem dois jogos, está em terceiro, com três pontos. Na próxima rodada, o Botafogo visita o Volta Redonda, enquanto a equipe de Angra dos Reis recebe o Vasco da Gama.

Torcida do Botafogo fez grande festa, mas o time perdeu para o Audax – Vítor Silva/Botafogo

Como foi a partida? 

Mesmo fora de casa, o Audax se aproveitou do fato do Botafogo estar com time alternativo. Assim, a equipe de Angra dos Reis começou em cima. Aos 10, Hugo tabelou com Júnior Urso e tentou fazer de voleio. Três minutos depois, Higor Leite arriscou de fora da área, mas sem grande perigo.

Aos 17, o próprio camisa 10 fez um gol antológico, daqueles que já valem a pena o ingresso. Ele aproveitou passe errado de Lucas Mezenga, arriscou do círculo central e fez o “gol que o Pelé não fez”. Pintura! O goleiro Igo Gabriel estava muito adiantado e nada pôde fazer. Curiosamente, o mesmo Higor tentou este golaço contra o Flamengo, na última quinta-feira (12), mas não conseguiu.

Botafogo jogou com time alternativo e não páreo para vencer o Audax neste domingo – Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo também teve seus momentos. Aos 14, por exemplo, Hugo deu lindo cruzamento para JP, que chutou muito bonito da entrada da área, no canto. Porém, o goleiro Leandro fez grande defesa. Aos 44, o Audax balançou as redes, com Raphael Lopes, mas o lance foi anulado, por impedimento.

O Audax voltou da intervalo ainda mais audacioso. Logo no primeiro minuto, Kaio Cristian puxou contra-ataque e cruzou para Emerson Urso, que finalizou bem, mas viu Igo Gabriel defender. Pouco depois, Ryan cabeceou em cobrança de escanteio e mandou em direção ao gol, mas Raphael Lopes salvou em cima da linha. O time visitante respondeu em seguida, com Higor Leite chutando falta, mas de fora da área.

Outra boa chegada do Audax foi com Clisman, aos 35. O meia fez boa jogada individual e ficou livre para marcar, mas chutou muito fraco, em cima da marcação. Pouco depois, o centroavante Raphael Lopes perdeu duas grandes chances. Na ocasião, ele chutou as duas para fora. Na reta final da partida, os dois times parecem ter sentido o forte calor do Rio de Janeiro. Além disso, a equipe de Angra também cadenciou o ritmo do jogo.

 

BOTAFOGO X AUDAX – Campeonato Carioca, 1ª rodada 
Data e horário: 15/01/2023, às 16h (de Brasília)
Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 
Renda:
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Assistentes: Daniel do Espírito Santo Parro (RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
Gol: Higor Leite, aos 17′ do 1ºT (0-1)
BOTAFOGO: Igo Gabriel; Ryan, Vermudt (Matheus Cabral, aos 14′ do 2ºT)  Mezenga e Hugo; Del Piage, JP Galvão (Caio Vitor, aos 27′ do 2ºT) Raí e Iago (Luis Phelipe, aos 14′ do 2ºT); Dudu (Joffre, aos 14′ do 2ºT)  e Bardales. Técnico: Lúcio Flávio
AUDAX: Leandro; Lucas Mota, Rafael Castro, Thómas Kayck e Kaio Cristian; Keverton, Diego Valderrama (Clisman, aos 20′ do 2ºT) , Romarinho (Jackson Caucaia, aos 24′ do 2ºT) e Higor Leite (Miticov, aos 44′ do 2ºT) ; Emerson Urso e Raphael Lopes (Pablo Thomaz, aos 44′ do 2ºT). Técnico: Júnior Lopes.
Cartões amarelos: Lucas Mezenga (BOT); Leandro, Jackson Caucaia, Clisman e  Junior Lopes (AUD)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários