O Botafogo, mesmo atuando fora de casa, fez a sua parte ao vencer por 1 a 0 o Internacional nesta quarta-feira (4/12), e ficou perto do título do Campeonato Brasileiro. Precisa apenas de um empate na última rodada para faturar o troféu que poderia ter vindo nesta noite, caso o Palmeiras não tivesse buscado a virada sobre o Cruzeiro no Mineirão, no mesmo horário. Savarino, no primeiro tempo, anotou o único gol do jogo disputado no Beira-Rio pela 37ª rodada.
Assim, o Glorioso chega a 76 pontos e ainda pode ser alcançado na tabela pelo Verdão, que aparece com 73. Mas o time alvinegro será tricampeão brasileiro se vencer ou empatar com o São Paulo no domingo, no Rio de Janeiro. O Verdão, por outro lado, enfrenta o Fluminense na capital paulista precisando do triunfo e de uma derrota do Botafogo.
Já o Colorado, que não perdia em seu estádio há quase cinco meses. – derrota para o Juventude em 10 de julho pela Copa do Brasil – mantém uma campanha espetacular no segundo turno e já está garantido na Libertadores do ano que vem. Aparece, portanto, com 65 pontos, em quarto na classificação.
Confira a classificação da Série A
Savarino aproxima o Fogão do sonho
Depois de alcançar o maior título de sua história no sábado, o Glorioso calou os ruídos de que o time poderia entrar em campo mais relaxado. Desde o apito inicial, portanto, foi para cima do adversário em pleno Beira-Rio. Savarino, com um belo chute aos cinco minutos, em jogada ensaiada de escanteio, mostrou que os cariocas estavam prontos a buscar o título do Brasileirão já nesta quarta.
Em vantagem, o Botafogo passou a marcar mais recuado e sofreu forte pressão do Internacional, embalado pelos seus torcedores. Contudo, as muitas ações ofensivas dos gaúchos, apesar de levarem perigo, não foram capazes de balançar a rede alvinegra. A melhor chance dos anfitriões, aliás, foi do equatoriano Enner Valencia, que carimbou a trave de Gatito Fernández.
Botafogo resiste à pressão
O Inter voltou com todo o gás diante de um Botafogo que perdeu fôlego e, assim, custou um pouco a encaixar a marcação na etapa final. Além disso, o time carioca teve dificuldade para fazer o seu habitual jogo de transição. O Colorado tentou se aproveitar disso, pressionando incansavelmente, mas o setor defensivo alvinegro soube se comportar, em especial na última linha de marcação. Gatito se destacou, seja com defesas ou em intervenções precisas, como no lance em que fechou o ângulo de Borré, atrapalhando o arremate do colombiano.
O resultado em Porto Alegre em combinação com o do Mineirão dava o título ao Botafogo. Mas o Palmeiras, aos 44′ do segundo tempo, virou o placar diante do Cruzeiro, adiando, assim, a definição do campeão. Enquanto isso, no Sul, o Botafogo se segurou até o apito final.
Última rodada
Pela 38ª e última rodada do Brasileirão, no próximo domingo (8), às 16h (de Brasília), o Botafogo recebe o São Paulo diante de seus torcedores no Estádio Nilton Santos. Já o Internacional se despede diante do Fortaleza, na Arena Castelão. No mesmo horário das outras partidas, o Palmeiras, único que ainda tem chances de tirar o título do Glorioso, recebe o Fluminense, no Allianz Parque.
INTERNACIONAL 0x1 BOTAFOGO
37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 4/12/2024 (quarta-feira)
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Público e Renda: 37.628 presentes/ Renda: R$ 1.119.930,50
Gol: Savarino, 4’/1ºT (0-1)
INTERNACIONAL: Rochet; Bruno Gomes, Rogel (Clayton Sampaio, 23’/2ºT), Vitão e Bernabei; Rômulo (Fernando, 24’/2ºT), Bruno Henrique (Gabriel Carvalho, 18’/2ºT) e Bruno Tabata (Wanderson, 18’/2ºT); Wesley (Gustavo Prado, 36’/2ºT), Enner Valencia e Borré. Técnico: Roger Machado.
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Vitinho (Mateo Ponte, 12’/1ºT), Adryelson, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas (Marlon Freitas, 34’/2ºT), Savarino (Júnior Santos, 34’/2ºT) e Thiago Almada (Eduardo, 19’/2ºT); Luiz Henrique (Matheus Martins, 19’/2ºT) e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Cartões Amarelos: Bruno Tabata, Rochet, Wesley, Bernabei, Wanderson (INT); Barboza (BOT)
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários