Adversários diretos na luta contra o rebaixamento do Brasileirão, Sport e Bahia entraram em campo empatados na pontuação e dispostos a não ficarem para trás em relação aos concorrentes diretos. Enquanto o primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio, com chances para os dois lados, na etapa final parecia um jogo de um time só, com o Leão atacando. O jogo teve três gols dos donos da casa anulados por impedimento. No fim, o 2 a 0 para o Sport, graças ao gols de Thiago Neves (de bicicleta) e Iago Maidana, levou a equipe pernambucana para a 14ª colocação, agora com 35 pontos, ultrapassando Bahia, Fortaleza e Vasco. Já o Tricolor baiano, com 32, entrou no Z4.

No duelo de nordestinos na Ilha do Retiro, melhor para o Sport. Thiago Neves fez um golaço, e o Leão pernambucano rugiu mais alto – Anderson Stevens/Sport- Anderson Stevens / Sport

Sob pressão após sofrer três derrotas seguidas e se complicar na classificação depois da vitória do Vasco sobre o Atlético-MG no sábado, o Sport apostou nas jogadas pelo seu lado direito no primeiro tempo. Com alta precisão nos passes, a equipe pernambucana finalizou mais, porém foi o Tricolor quem teve as chances mais agudas. Além de explorar os contra-ataques, os baianos buscaram organizar o meio de campo para achar espaços. Foi por pouco que Thiago Andrade e Gilberto não abriram o placar para os visitantes, que buscavam confirmar o momento de evolução após triunfo na rodada passada diante do Athletico. O Leão aumentou a posse de bola, mas o equilíbrio foi a marca de um primeiro tempo que só frustrou pela ausência de gols.

Na volta do intervalo, Jair Ventura promoveu duas substituições com as entradas de Ronaldo Henrique e Ewerthon. No segundo tempo o jogo mudou de figura. O que se viu foi o Bahia apenas se defendendo sem conseguir segurar a bola no ataque, e o Sport pressionando. O placar poderia ter sido elástico. O lateral-direito Ewerthon mandou a bola para o fundo da rede três vezes, aos seis, aos 17 e aos 32 minutos. As três foram anuladas pelo VAR, por impedimento. Mais um jogo em que o Sport se tornou protagonista em marcações contrárias com o uso do árbitro de vídeo.

O técnico Dado Cavalcanti trocou todos os quatro jogadores de frente do Bahia, comprovando a baixa produção do time na etapa final. Enquanto isso a pressão pernambucana continuava. Quando dois gols já haviam sido anulados, Thiago Neves fez um golaço de bicicleta. Aos 27, após cruzamento de Júnior Tavares, Patric tocou para dentro da área, a bola desviou em Maidana, e o camisa 30 aproveitou a subida da bola para vencer o goleiro Douglas. O gol já estava mais do que desenhado por conta da pressão dos donos da casa, que seguiam finalizando em grande escala. Aos 40, o Sport ampliou e garantiu a vitória com Iago Maidana, que  completou para a rede após cruzamento de Júnior Tavares. O VAR revisou a jogada, mas dessa vez apontou acerto da arbitragem de campo.

SPORT 2×0 BAHIA

Data/Hora: 24/1/2020, às 18h15 32ª Rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Ilha do Retiro, Recife (PE)

SPORT: Luan Polli; Raul Prata (Ewerthon, intervalo), Iago Maidana, Adyrelson e Júnior Tavares; Marcão Silva (Ronaldo Henrique, intervalo), Betinho (Bruninho, aos 20ʼ/2ºT), Patric e Thiago Neves (Márcio Araújo, aos 42ʼ/2ºT); Marquinhos (Sander, aos 36ʼ/2ºT) e Dalberto. Técnico: Jair Ventura.

BAHIA: Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Ernando, Juninho e Matheus Bahia; Gregore, Ronaldo e Ramírez (Rodriguinho, aos 22ʼ/2ºT); Rossi (Juninho Capixaba, aos 24ʼ/2ºT), Thiago Andrade (Fessin, aos 21ʼ/2ºT) e Gilberto (Gabriel Novaes, aos 12ʼ/2ºT). Técnico: Dado Cavalcanti.

Gols: Thiago Neves, aos 27ʼ/2ºT (1-0); Iago Maidana, aos 40ʼ/2ºT (2-0).

Cartões amarelos: Raul Prata, Iago Maidana, Marcão Silva (SPO).

Cartão vermelho: Não houve.

Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira de Amaral (SP)

Comentários