A Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes, um feito inédito na história da competição. Com partida de abertura no Uruguai, a competição também terá jogos na Argentina e no Paraguai. Na Europa, Espanha e Portugal sediarão o torneio. Já o Marrocos será o representante do continente africano.
O Conselho da Fifa referendou a decisão pela disputa do Mundial nos continentes distintos. A entidade, aliás, confirmou que Portugal, Espanha e Marrocos foram os únicos países que se candidataram para sediar o torneio. As três sedes, no entanto, ainda passarão por ratificação no Congresso da Fifa. O processo acontecerá em 2024.
Havia, sim, a expectativa que uma candidatura com Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai fosse à frente. Isso, no entanto, não aconteceu. Assim, do quarteto, apenas o Chile não receberá o torneio.
Disputa da Copa do Mundo de 2030 na América do Sul
Aliás, foi Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, quem anunciou que Uruguai, Argentina e Paraguai receberão partidas da Copa do Mundo de 2023.
A escolha do jogo de abertura ser em Montevidéu, no Uruguai, é uma homenagem aos 100 anos da primeira edição do torneio, disputada em 1930 no país sul-americano.
Em suas redes sociais, Alejandro postou uma foto ao lado dos presidentes das confederações da América do Sul que sediarão o Mundial.
“A Copa do Mundo do Centenário, 100 anos depois da primeira, não poderia ficar longe da América do Sul, onde tudo começou. A Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes. Assim, vamos começar aqui e vamos terminar na Europa, onde será a final”, disse Alejandro Domínguez.
Formato da Copa do Mundo de 2030
Assim como na edição de 2026, a Copa do Mundo de 2030 contará com 48 seleções. Ou seja, no total, serão disputados 104 jogos. Aliás, os países que sediarão a competição já estão confirmados no torneio.
Novidades sobre 2034
A Fifa também definiu que a Copa do Mundo de 2034 será na Ásia ou Oceania. Em evidência após contratar grandes astros do futebol, como Cristiano Ronaldo, Neymar e Benzema, a Arábia Saudita é a favorita para sediar a competição.
A decisão da entidade máxima do futebol leva em conta um rodízio de continentes para abrigar a Copa do Mundo.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook
Comentários