Não bastasse ter o elenco mais jovem da Série A, ao lado do Red Bull Bragantino, o Vasco tentará sair da péssima fase com um time com média de idade entre 22 e 22.6 anos contra o Goiás, nesta quinta-feira, em São Januário. Isso porque, tudo indica que o técnico Maurício Barbieri vai escalar dois adolescentes recém-promovidos da base como alternativas na zaga e no ataque: Lyncon, de 18 anos, e Rayan, de 16.

Além disso, o setor de criação terá Andrey e Marlon Gomes, duas joias de 19 anos que acabam de disputar o Mundial sub-20 com a Seleção Brasileira. Assim, o único jogador na casa dos 30 deverá ser Alex Teixeira, que vem treinando como titular. Caso ele fique fora, Gabriel Pec (22 anos) pode entrar, o que tornaria a equipe cruz-maltina ainda mais jovem. Assim como a possível entrada de Figueiredo (22), que pode ser improvisado na lateral se Puma Rodriguez não chegar nas melhores condições físicas após a volta da seleção uruguaia.

Rayan mostrou muita personalidade e, aos 16 anos, fez até gol contra o Internacional – Foto: Daniel Ramalho/Vasco

O próprio Bragantino, que também é um clube-empresa e aposta na garotada com potencial de revenda, nunca chegou a esse número neste Brasileirão. O média mais baixa registrada entre os titulares foi de 23.7 anos. Os paulistas, no entanto, vem tendo um resultado melhor com esta filosofia. Além de terem se classificado para a Libertadores de 2022, hoje ocupam a 12ª posição, oito pontos à frente do Vasco.

Soluções caseiras para o Vasco sair da crise

A entrada de Lyncon tem a ver com a lesão na coxa de Manuel Capasso e a falta de confiança em Robson e Miranda. Ambos seriam as outras duas opções para o lado direito. Já Rayan, principal destaque da seleção sub-17, fará sua segunda partida consecutiva com a camisa cruz-maltina. Inclusive, até já marcou gol sobre o Internacional, no Beira-Rio, há nove dias. Portanto, a provável escalação é a seguinte: Léo Jardim, Puma (Figueiredo), Lyncon, Léo, Piton; Mateus Carvalho, Zé Gabriel (Pedro Raul), Andrey, Marlon Gomes; Alex Teixeira (Pec) e Rayan.

Nesta terça-feira, o elenco fez o penúltimo treino antes de enfrentar o Goiás. Na atividade de segunda, diretoria e comissão técnica promoveram um ambiente diferente, com o uso do estádio, que está com gramado renovado, além de terem organizado um tour pela sala de troféus do clube.

Zagueiro Lyncon, de 18 anos, em treino neste ano – Foto: Daniel Ramalho / Vasco

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários