O Botafogo goleou o Macaé por 4 a 0, neste domingo (25), no Estádio Nilton Santos, na última rodada da Taça Guanabara. Eliminado da fase final do Cariocão, o Glorioso com o triunfo, se classificou para disputar as semifinais da Taça Rio, terminando na sétima colocação, com 15 pontos. No torneio de consolação do Campeonato Carioca, os botafoguenses enfrentarão o Nova Iguaçu. O jovem Matheus Nascimento marcou seu primeiro gol como profissional. Pedro Castro, Rickson e Souza completaram o placar para o time de General Severiano.

O lateral-esquerdo Paulo Vitor, marcado por Ryckelmy, foi um dos destaques do Botafogo – Vitor Silva/BFR

O Botafogo comandou o jogo no primeiro tempo, porém mostrou mais uma vez, muita dificuldade para transformar em gols as oportunidades criadas. Diante do lanterna Macaé, os alvinegros jogaram dentro do campo da equipe da Região dos Lagos, mas sem a objetividade. Efetivamente, o Glorioso teve três chances reais de gols. Uma com Marco Antônio, aos dez minutos, após bom passe de Pedro Castro, que retornou ao time. Felipe Ferreira, aos 26, exigiu grande defesa do goleiro Ricardo, em cobrança de falta. Antes do intervalo, aos 40, Marco Antônio acertou a trave, depois de excelente passe de Ricardo. Matheus Nascimento no comando do ataque, continuava perdido. A volta de Pedro Castro melhorou o passe no meio botafoguense.

SEGUNDO TEMPO COM GOLS

O papo no vestiário com o técnico Marcelo Chamusca deu resultado. Com Marcinho, no lugar de Ricardinho, o Botafogo abriu o marcador logo aos cinco minutos, com o seu melhor jogador. Depois de grande jogada do lateral-esquerdo Paulo Vítor, o volante Pedro Castro acertou um lindo chute de fora da área, sem chances para o goleiro Ricardo. Em um lance bem parecido, o Glorioso marcou o segundo gol, aos 17 minutos. Novamente em uma escapada de Paulo Vítor, que rolou a bola limpa para Rickson dominar e fazer 2 a 0.

O jovem Matheus Nascimento continuava sem conseguir achar um melhor posicionamento dentro de campo. Os macaenses, na lanterna do Cariocão, justificavam com a baixa qualidade técnica, a queda para a Segundona. Aos 41, os botafoguenses marcaram o terceiro, na tabela de cabeça entre os zagueiros, com Kanu escorando para Souza mandar para o fundo das redes. O jovem Matheus Nascimento, de 17 anos, marcou seu primeiro gol como profissional, fechando a goleada de 4 a 0, no Nilton Santos.

BOTAFOGO 4 x 0 MACAÉ – 11ª RODADA – CAMPEONATO CARIOCA – TAÇA GUANABARA

Data: 25/04/2021 – Local: Estádio Nilton Santos, Engenho de Dentro (RJ) – Portões fechados

Botafogo: Douglas Borges; Jonathan (Warley, aos 20/2T), Kanu, Sousa, Paulo Victor; Rickson, Pedro Castro (Matheus Frizzo, aos 26/2T), Ricardinho (Marcinho, a 0/2T); Felipe Ferreira (Ênio, aos 35/2T), Marco Antônio (Ronald, aos 19/2T) e Matheus Nascimento. Técnico: Marcelo Chamusca.

Macaé: Ricardo, Rossales, Helton Mateus, Álvaro e Taira; Ronan, Ryckelmy (Maicon, aos 26/2T), Antônio (Dudu, aos 19/2T) e Edy (Patrick, aos 40/2T); Junior Araújo e Wallacer. Técnico: Luciano Lamoglia.

GOLS: Pedro Castro (1-0, aos 5/2T), Rickson (2-0, aos 17/2T), Souza (3-0, aos 41/2T), Matheus Nascimento (4-0, aos 44/2T)

Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus. Assistentes: Rachel de Mattos Bento e Thayse Marques Fonseca.

Cartão Amarelo: Helton Mateus e Ryckelmy (Macaé).

Comentários