Bélgica e Polônia se enfrentaram nesta quarta-feira (8/6), em Bruxelas, no Rei Balduíno, pela segunda rodada do Grupo 4 da Liga das Nações. E deu o time belga, de goleada: 6 a 1. Lewandowski fez o gol polonês, que saiu na frente. Witsel empatou ainda no primeiro tempo. Na etapa final os belgas jogaram muito e construíram a goleada com gols de De Bruyne e Trossard (dois), Dendocker e Openda. Esta foi a maior goleada da seleção sobre os poloneses na história dos confrontos.

Castagne tentar evitar que Lewandowski finalize a gol para os poloneses – Bruno Fahy AFP via Getty Images

A Bélgica vinha de derrota por 4 a 0 para os holandeses e chegou aos mesmos três pontos dos poloneses, mas assumiu o segundo lugar no saldo (2 a -4). Holanda (líder, com seis pontos) e Gales (lanterna com zero) completam o grupo.

Veja aqui a tabela de classificação das 4 divisões da Liga das Nações

O jogo também foi marcado pela ação belga contra o racismo, com os jogadores se ajoelhando em campo. O selecionado, assim como várias outros nesta Nations (como Espanha e Alemanha),  jogou com as cores do uniforme feminino, para dar visibilidade à Euro feminina, que ocorrerá na Inglaterra entre 6 e 31 de julho.

Primeiro tempo

A Bélgica teve melhor toque de bola e a Polônia usou contra-ataques.  Os belgas tiveram as melhores chances. Batshuayi (Chelsea/ING), mandando na trave, e Hazard (Real Madrid/ESP), com o gol vazio chutando para fora, poderiam ter colocado o time da casa na frente. Mas foi a Polônia, em sua única finalização certa em direção ao gol que saiu na frente, aos 28. Num erro da zaga, Lewandowski (Bayern/ALE) recebeu na cara do goleiro Mignolet (Brugge/BEL) e marcou.

A Bélgica arrancou o empate, aos 42 minutos. Numa blitz em que a sobra ficou com Witsel (ex-Dortmund, sem clube), o meia bateu de fora da área para fazer 1 a 1. Fez justiça ao placar.

De Bruyne chuta sem defesa para o goleiro polonês Dragowski – Dirk Waem /BELGA MAG/AFP via Getty Images

Segundo tempo

Bem superior, a Bélgica foi criando oportunidades. Vertonghen (Benfica/POR) e Hazard pararam nas ótimas defesas do goleiro Dragowski (Fiorentina/ITA). Mas, aos 13, Hazard tocou para De Bruyne dentro da área. A fera do Manchester City ajeitou e bateu para fazer 2 a 1. Os belgas seguiram atacando uma Polônia muito recuada e construíram a goleada, com dois belos gols de Trossard (Brighton/ING) aos 28 e 35 minutos; um de Dendoncker (Wolverhampton/ING) aos 38; o outro de Openda (Vitesse/HOL) nos acréscimos.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários