Nesta sexta-feira (26/7) às 14h32 (de Brasília) teve início a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris-2024. Sob constante chuva, que chegou a ser torrencial em alguns momentos, mais de 320 mil pessoas, espalhadas em 124 arquibancadas, às margens do Rio Sena.  Todos viram o desfile de embarcações com as delegações de atletas e (ao vivo ou telões) os vários shows realizados em vários pontos turísticos da capital francesa.

Um show de fogos em cima da Ponte de d’Austerlitz  inicia a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos-  Foto: Damien Meyer/AFP via Getty Images

A cerimônia começou com um vídeo protagonizado pelo humorista Jamel Debbouze e o astro Zinedine Zidane. Em seguida, rápida apresentação do presidente do COB, Thomas Bach, e do presidente da França, Emmanuel Macron. Logo rolou queima de fogos na Ponte de d’Austerlitz . Sem muita perda de tempo, os barcos com as delegações (205 no total) começaram a desfilar. Primeiramente a Grécia, como é tradicional. Logo em seguida, os refugiados.
O desfile tinha os países desfilando em ordem alfabética em barcos divididos em grupos. Entre um grupo e outro, pit-stop para os shows previstos pela organização. O primeiro foi com Lady Gaga. A artista norte-americana fez uma apresentação lembrando os tradicionais shows de vedetes em cabarés  nas noites no bairro Pigalle.

Delegação brasileira desfilando no Rio Sena  durante a ceromônia de abertura – Foto: Miguel Medina / AFP via Getty Images

Logo em seguida apareceram os barcos com os países do segundo grupo de embarcações, entre eles o Bel Ami, que levava a delegação brasileira. Neste Jogos Olímpicos, o Brasil conta com 277 atletas lutando para superar o número de medalhas conquistadas pelo país em Tóquio, com 21. Mas apenas cerca de 50 deles estavam na embarcação, incluindo os porta-bandeiras, o canoísta Isaquias Queiroz  e  Raquel Kochhan, da seleção de rugby.

Teve até  rock na cerimônia abertura dos Jogos Olímpicos

O segundo pit-stop para show contou com a performance principal bailarino parisiense Guillaume Diop e a presença do nadador  norte-americano Michael Phelps carregando um baú com medalhas de ouro. Além disso, teve referência dos games (Assassins Creed), com um personagem carregando a tocha como o asgtro principal do game, seguido de  um tremendo show de rock pesado na sacada do Hotel De Ville, a imponente sede da prefeitura. Além disso, cantores de ópera e a popstar Aya Nakamura (que tem dupla nacionalidade, maliana e francesa) marcaram presença, mesmo debaixo de chuva.

Um corredor estilizado carrega a tocha, alusão direta a um personagem de game – Foto:  Zhang Yuwei/ AFP  via Getty Images

No terceiro pit-stop, homenagens ao cinema, desde os primórdios, os irmãos Lumière, além do cineasta George Méliès (dos primeiros filmes, principalmenteentre 1990 e 1910) e um clipe com os Minions, fechando com a Marselhesa , o hino francês, e homenagem para dez mulheres relevantes na história francesa.
A quarta parada, antes do último bloco de países, foi a hora da festa, começando com um desfile de moda e uma especie de santa-ceia estilizada, mostrando toda a diversificação da comunidade LGBT e que seguiu durante a passagem dos países restantes.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários