Nesta terça-feira, o velório de Pelé começa às 10h, na Vila Belmiro. O Rei morreu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no dia 29/12 por falência de múltiplos órgãos que resultou de um câncer no cólon em fase avançada. Dessa forma, veja abaixo a logística da cerimônia:

Velório de Pelé, nesta segunda-feira

2h da manhã – O corpo de Pelé deixa o hospital Albert Einstein com uma escolta policial a caminho da Vila Belmiro. O percurso é de 90km até o estádio do Santos.

A Vila Belmiro ganha estruturas para o velório do Rei – Reprodução TV Globo

3h30 – Chegada do corpo na Vila Belmiro, onde será preparado para o velório, que ocorrerá com o caixão aberto. Afinal, Pelé foi embalsamado. Este procedimento, que tem o nome técnico de tanatopraxia, consiste na aplicação de um mix de vários produtos químicos (mas o principal é o formol) na região cervical. Isto retarda a decomposição do corpo por alguns dias. Este procedimento é bastante comum. Graças a isso o Rei poderá ser velado por 24 horas.

10h – Começa o velório. Pelé estará com o seu caixão no centro do gramado. Os torcedores poderão entrar para prestar a última homenagem através dos portões 2 e 3 da Vila Belmiro. Já as muitas autoridades previstas para comparecer entrarão pelo portão 10. Dentro do estádio, há duas tendas. Dessa forma, uma será para parentes e os amigos mais próximos, com cerca de 100 lugares. Na outra ficarão as autoridades. Entre elas estarão o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e o presidente da República Luiz Inácio da Silva. O velório, inclusive, é o primeiro compromisso da agenda oficial de Lula como presidente em seu terceiro mandato. Ele tomou posse neste domingo.

Mas vale destacar que as ruas no entorno do estádio estão interditadas desde a 0h desta segunda-feira e serão reabertas apenas na terça-feira, às 12h.

Enterro de Pelé, terça-feira

10h – Termina o velório. Em seguida,  o corpo sai num carro especial para cortejo fúnebre. Este passará pelas principais ruas de Santos.

12h – Provavelmente o momento mais emocionante. O corpo passará em frente à casa onde mora a mãe de Pelé, Dona Celeste, que completou 100 anos em 2022. Ela tem uma saúde que inspira cuidados e, pelo menos até o sábado, não tinha recebido a notícia da morte do filho. Dona Celeste e João Ramos (o Dondinho) se casaram nos anos 30. Foram três os filhos do casal: Jair (o Zoca, já falecido) Edson (Pelé) e Maria Lúcia, que está viva. É com ela que dona Celeste mora. Em seguida o cortejo segue pela cidade.

14h – Ocorrerá o enterro de Pelé no Memorial Necrópole Ecumênica. Mas o local foi escolhido pelo próprio Pelé. E é lá que estão enterrados o pai Dondinho e o irmão Jair. O mausoléu se encontra no nono andar, com vista para a Vila Belmiro. Contudo, apenas parentes estarão no enterro.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários