-

Pelo menos uma pessoa morreu e várias ficaram feridas em uma confusão que aconteceu na noite desta quinta-feira (7), na Argentina, durante o jogo entre Gimnasia & Esgrima e Boca Juniors. O tumulto se iniciou quando torcedores tentavam entrar no estádio para assistir à partida, em La Plata, região metropolitana de Buenos Aires.

Jogadores deixam o campo após nuvem de gás invadir o Estádio Del Bosque – Alejandro Pagni / AFP

A partida foi paralisada com apenas nove minutos do primeiro tempo, uma vez que o gás lacrimogêneo lançado pelos policiais para tentar afastar a multidão entrou no campo, afetando jogadores e torcedores. Alguns chegaram a invadir o gramado, depois da paralisação, para respirar melhor, mas muitos ficaram presos dentro do estádio, já que os portões tinham sido fechados pelo lado de fora.

De acordo com os primeiros relatos, a polícia não soube controlar a grande quantidade de pessoas que tentava entrar para ver o jogo. A poucos minutos do início, o Estádio Del Bosque já estava lotado, mas algumas centenas de torcedores ainda tinham ingressos na mão. Assim, a polícia tentou dispersar o público, o que irritou quem estava nas filas.

Polícia acusada de cometer excessos

Foi então que a confusão se tornou maior. Um policial teria empurrado uma criança, gerando protestos e reclamação. A partir daí, ainda segundo torcedores, os guardas os reprimiram com força, lançaram gás lacrimogêneo e atiraram com balas de borracha. Em meio ao tumulto, um homem de 57 anos, identificado como César Regueiro, passou mal e sofreu uma parada cardiorrespiratória, morrendo em seguida.

Um cinegrafista do canal de TV ‘TyC Sports’ levou três tiros de balas de borracha e, inclusive, registrou o momento em que isso aconteceu. Além disso, pelo menos outras duas pessoas estão em estado grave, com outras dezenas também feridas por balas de borracha, sem maior gravidade. O jogo foi suspenso e não tem data para ser retomado.

A confusão na Argentina acontece apenas uma semana depois de outra tragédia no futebol. Quase 130 pessoas morreram na Indonésia, após um tumulto que se iniciou quando torcedores invadiram o gramado no jogo entre Arema e Persebaya, mas foram dispersados pela polícia com uso de gás. Na correria, muitas pessoas foram pisoteadas.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários