Botafogo

Conheça a Mídia Independente do Botafogo e os seus principais influenciadores

Jornalistas da Mídia Independente do Botafogo durante a eleição do clube – Reprodução do Instagram

Você já imaginou uma televisão exclusiva do Botafogo, 24 horas por dia? De notícias a análises, passando pela cobertura das categorias de base, finanças, futebol feminino e até esportes olímpicos? Já pensou acessar a programação a qualquer hora do dia, seja no celular, tablet, laptop, computador ou na própria televisão, no conforto do seu lar ou a caminho do trabalho? Jornalistas alvinegros, influenciadores e produtores de conteúdo, com diferentes perfis, aproveitaram o espaço democrático da internet para ir fundo neste espaço ilimitado. Nem a TV oficial do clube abrange tantos assuntos. Com o advento das redes sociais e a popularização do YouTube, a chamada Mídia Independente do Botafogo chegou para ficar e ganhou musculatura neste ano, mesmo em uma temporada bem abaixo das expectativas no Campeonato Brasileiro.

Em 2019, após passagem por rádios do Sul-Fluminense e pelo site “Globo Esporte”, Thiago Franklin viu o “Canal do TF” crescer depois de uma entrevista com o ex-presidente Mauricio Assumpção. Hoje, conta com 120 mil inscritos e uma média de dois milhões de visualizações por mês. Em conversa com o Jogada10, o jornalista pontuou as razões pelas quais a Mídia Independente do Botafogo está tão em evidência no universo preto e branco.

Thiago Franklin grava, diariamente, três vídeos sobre o Botafogo – Reprodução do Instagram

“É um fenômeno de todas as torcidas. No caso do Botafogo, a Mídia Independente pegou uma lacuna deixada pela mídia tradicional. Os setoristas destes veículos de comunicação fazem um trabalho muito bom, mas os programas esportivos reservam um espaço reduzido para o clube. Quando falam sobre o Botafogo, muitas vezes é com comentário jocoso e sem profundidade. Isso deixou o torcedor alvinegro carente de um conteúdo mais específico. Os profissionais que apostaram nesse nicho de mercado não devem nada a quem está na imprensa tradicional”, argumentou.

Daniel Braune compartilha do mesmo pensamento. Em janeiro de 2018, não renovou o contrato de estágio com a produção de eventos do “Fox Sports”, migrou para o Instagram e recebeu uma boa aceitação do conteúdo produzido sobre o Botafogo. Em seguida, passou para o YouTube e conseguiu alavancar a voz com o canal “BrauneFogo”, um dos preferidos da galera alvinegra. Formado em Comunicação Social, não esperava iniciar a carreira nos meios alternativos e falando exclusivamente sobre o clube do coração. Apesar de manter o desejo de trabalhar na grande mídia, ele sabe situar algumas peculiaridades no caso específico do Glorioso.

Daniel Braune cercado de ídolos eternizados – Reprodução do Instagram

“A falta de espaço é demérito do próprio Botafogo, cuja situação financeira é complicada e mostra falta de competitividade. Mas a gente sabe como funcionava quando o time disputava campeonatos. O Flamengo, clube midiático, quando esteve em crise, sempre foi noticiado. É uma característica da imprensa carioca. Em alguns momentos, há a desqualificação de quem se propõe a falar sobre Botafogo. Uma coisa é dar mais atenção a quem está nas cabeças. A outra é você narrar o nome de Pedro Paulo no lugar de Pedro Raul ou falar que o Luiz Fernando está bem sem ele estar em campo. A Mídia Independente, em contrapartida, é completa em termos de qualificação jornalística. Não é apenas a galera que está lá só para defender o Botafogo. Você encontra perfil sobre finanças, história, análises táticas, tudo na íntegra, em todas as plataformas: site, Twitter, Facebook, Instagram, tudo. Quem quiser monta a sua própria grade de programação”, acrescentou Braune, pós-graduando em Jornalismo Esportivo e Gestão de Conteúdo.

Dos gramados para os microfones

Fabiano Bandeira e o belo cenário do ʽMuito Botafogoʼ – Reprodução do Instagram

A dobradinha gramado-microfone foi seguida à risca por um dos nomes mais influentes da Mídia Independente do Botafogo. Formado em Educação Física, Fabiano Bandeira, assim como milhões de brasileiros, sonhava em ser jogador de futebol. O pontapé inicial começou nas categorias de base de América-RN e ABC. Depois, defendeu o sub-20 do Jataiense (GO) na melhor campanha da equipe do interior, ficando atrás somente da dupla Vila Nova-Goiás. Mas não houve sequência. Fabi mergulhou no jornalismo esportivo, escreveu para o site “Fala Glorioso” e acumulou passagens pela “Rádio Manchete” e pela webrádio “Opinião” até até aportar no YouTube com um canal voltado para os grandes do país. Identificado com o público alvinegro, não demoraria a criar o “Muito Botafogo” e se dedicar exclusivamente à Estrela Solitária, em março deste ano. Suplente de Lopes Maravilha na bancada do programa “Pop Bola”, ele cita um evento recente para sublinhar a importância dos conteúdos extraoficiais.

“Já havia trabalhos independentes relacionados ao Botafogo na internet. Em 2020, ficou mais evidente. Eu acredito na Flapress. Supervalorizam títulos amistosos do Flamengo e desmerecem as conquistas dos outros. O Botafogo, na mídia corporativa, tem um tratamento diferente. A Mídia Independente surge para ocupar esse espaço com muita competência. Isso ficou muito claro nas últimas eleições do clube, em General Severiano. Foi uma cobertura incansável, dentro e fora da sede, com lives e muitos textos produzidos. Não vi nada parecido.

Na web

Cadu em entrevista com o atacante marfinense Kalou – Reprodução do Instagram

Para sair do YouTube, uma das fontes de informação dos alvinegros é o “FogãoNet”. O site, no ar desde 2009, mesmo com os efeitos negativos da pandemia do novo coronavírus e os resultados ruins do time na temporada, conseguiu atingir uma média de 12 milhões de acessos por mês. Editor do portal, Carlos Eduardo Sangenetto, o Cadu, também foi chamado pelo J10 para expor a sua visão sobre a Mídia Independente:

“A expressão vem sendo muito martelada nos últimos meses justamente por causa do seu próprio crescimento nas mídias digitais. Os torcedores do Botafogo são brindados com informações e espaço para debate sobre o noticiário alvinegro. Há espaço para todo mundo, torcedores, de distintas faixas etárias, e jornalistas, que cada vez mais migram para esse ramo da profissão. Acho muito interessante, parece ser uma tendência que veio para ficar. Quem ganha são os botafoguenses”.

Terapia de grupo na madrugada

Formação clássica do “Setor Visitante” ganhou até um desenho especial – Reprodução do Instagram

A fase do Botafogo não é das melhores. Lanterna do Brasileirão e com sete derrotas consecutivas, a equipe tem irritado a torcida a cada rodada. Mas há uma solução que pode impedir o alvinegro de sair chutando os objetos da casa ou buscar saídas mais radicais. As resenhas promovidas pelo canal “Setor Visitante” são ideais para quem já perdeu o sono com o Glorioso (algumas só terminam com o nascer do dia).

“É uma terapia de grupo. Clima de botequim. Fazemos as live com bom humor, sem deixar de realizar as cobranças, obviamente”, afirmou Pedro Dep, o idealizador dos encontros virtuais intitulados “Madrugadão do Setor” e “Sextou Visitante”.

Outros canais

“Bastidores da Arquibancada”, “Rádio Botafogo”, “Almanaque Botafoguense”, “Fogo na Rede”, “Gigante Glorioso”, “O Glorioso”, “Botafogo Nela”, “Nosso Botafogo”, “Mídia Botafoguense”, “Resenha Alvinegra”, “Seleção Alvinegra”, Wellington Arruda, “Di Fogo”, entre outros.

Não perca!

Na próxima semana, no Jogada10, a segunda parte sobre a Mídia Independente do Botafogo.

 

Leo Pereira

Posts Recentes

Em jogo eletrizante, Goiás vence o Guarani de virada no Brinco de Ouro

Um jogo de tirar o fôlego! Assim se descreve a vitória de virada do Goiás…

21 de julho de 2024

Paiva pede paciência com Coutinho e minimiza erro de Praxedes em derrota do Vasco

O Vasco perdeu para o Atlético-MG neste domingo, na Arena MRV. A derrota, aliás, encerra…

21 de julho de 2024

André Ramalho destaca estreia e empenho do Corinthians

O zagueiro André Ramalho foi um dos destaques do Corinthians na vitória por 1 a…

21 de julho de 2024

Seleção Feminina treina em Bordeaux para as Olimpíadas de Paris

A Seleção Brasileira Feminina treinou neste domingo (21) em Bordeaux, em sua terceira atividade de…

21 de julho de 2024

Philippe Coutinho avalia reestreia pelo Vasco

Philippe Coutinho reestrou pelo Vasco na derrota para o Atlético-MG, neste domingo, na Arena MRV.…

21 de julho de 2024

Hulk ressalta união do Atlético para retomar vitórias no Brasileiro

O Atlético venceu o Vasco por 2 a 0, neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro, na…

21 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!