A Conmebol divulgou, nesta quinta-feira, os áudios do VAR na checagem do primeiro gol do Brasil, no jogo contra a Colômbia, na quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa América. O duelo foi paralisado por oito minutos por conta de um questionamento extra, a respeito de um impedimento, somado ao protesto dos colombianos. No fim, a Seleção venceu por 2 a 1, de virada.

O Brasil chegou ao empate, no segundo tempo, em uma jogada na qual a bola toca no árbitro Nestor Pitana, volta para a Seleção, que marca o gol (Firmino, de cabeça, após cruzamento de Renan Lodi).

Brasil x Colômbia pela terceira rodada da Copa América 2021 - Lucas Figueiredo/CBF
Pitana apitou a partida entre Brasil e Colômbia, no Rio de Janeiro – Lucas Figueiredo/CBF

Primeiro, há a confirmação que o árbitro não deveria paralisar o jogo por ter interferido no lance do gol. Um narrador explica que a bola toca no juiz e sobra para um jogador brasileiro, que não produz um ataque promissor e lança Renan Lodi, na lateral.

O operador da tecnologia comunica a Pitana que ele só deveria paralisar a partida se saísse o gol naquele instante ou a posse de bola tivesse sido trocada.

Em uma outra análise, o VAR pede para o árbitro argentino ainda não confirmar o gol, monta as linhas de impedimento e chega, enfim, à conclusão que não houve irregularidade na jogada. A revisão, no entanto, atrasou o recomeço do embate.

Confira o áudio

Comentários