-

A Conmebol, Confederação Sul-Americana de Futebol, se pronunciou nesta sexta-feira (10), contrária a respeito da realização da Copa do Mundo a cada dois anos. A declaração foi publicada no site da entidade.

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol - Divulgação/Conmebol
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol – Divulgação/Conmebol

A ideia da mudança do período entre as edições da competição também é contrariada pela Uefa, que ameaça boicote.

Em seu pronunciamento, a entidade afirmou que a realização da competição de dois em dois anos pode prejudicar a qualidade e a exclusividade que a mesma carrega consigo, além de afetar outros torneios. Além disso, a logística também foi um ponto negativo nesta possível mudança que envolve a Copa do Mundo.

Embora em certo momento a entidade tenha apoiado a ideia de alteração das datas da Copa do Mundo, a Conmebol afirma que analises técnicas demonstram que o encurtamento das edições do torneio podem afetar a qualidade da competição.

Confira na íntegra a declaração da CONMEBOL

“Uma Copa do Mundo de dois em dois anos poderia desnaturar a competição de futebol mais importante do planeta, diminuindo a sua qualidade, comprometendo o seu caráter exclusivo e os seus atuais padrões de exigência. A Copa do Mundo é um evento que concentra a atenção e as expectativas de milhares de pessoas porque representa o ponto culminante de um processo de eliminação que dura todo o período de quatro anos e tem a sua dinâmica e atrativos próprios.

Uma Copa do Mundo a cada dois anos seria uma sobrecarga praticamente impossível de gerir no calendário internacional de competições. Nas condições atuais já é complexo harmonizar cronogramas, programações, logística, preparação adequada de equipes e compromissos. A situação se tornaria extremamente difícil com a mudança proposta. Poderia colocar em risco a qualidade dos demais torneios, tanto de clubes quanto de seleções.

A ideia da Copa do Mundo é reunir os jogadores mais talentosos, os técnicos mais destacados e os árbitros mais capacitados para determinar, em uma competição leal e justa, qual é a melhor seleção do planeta. Isto não pode ser alcançado sem uma preparação adequada, sem equipes que desenvolvam as suas qualidades e sem técnicos que elaborem e apliquem estratégias. Tudo isto se traduz em tempo, treinamentos, planejamentos, jogos. A CONMEBOL defende a busca pela excelência no campo de jogo e aposta em certames cada vez mais competitivos e da mais alta qualidade. Não há justificação esportiva para encurtar o período entre Copas do Mundo.

Para que uma mudança desta natureza seja aprovada, é indispensável um processo amplo e participativo de consulta com todos os interessados. Deve ser o fruto de um debate franco, no qual todas as opiniões e critérios sejam considerados. A CONMEBOL está e sempre estará aberta ao diálogo que busque o melhor para o futebol.”

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários