A Conmebol e a Uefa anunciaram, nesta quinta-feira, um acordo de parceria para formação de treinadores. Os presidentes das duas entidadas assinaram em Doha, no Qatar, o “Acordo Operacional sobre Reconhecimento Mútuo de Qualificações e Competências de Treinadores” e um “Acordo Técnico para o Desenvolvimento de Treinadores”. Assim, ambos esperam ampliar a parceria entre o futebol sul-americano e o europeu.

 

De acordo com a Conmebol, o “Acordo Operacional sobre Reconhecimento Mútuo de Qualificações e Competências de Treinadores” estabelece os requisitos mínimos e o procedimento para o reconhecimento das qualificações de treinadores pela UEFA (com foco na licença Pro, licença A ou Licença A Goleiros) de acordo com a Convenção de Treinadores da Entidade sul-americana e Qualificações de Treinadores Conmebol e com a Convenção de Treinadores da UEFA.

Os presidentes das entidades assinaram o acordo em Doha, no Qatar – Divulgação/Conmebol

Por sua vez, o “Acordo Técnico para o Desenvolvimento do Treinador” ajusta os princípios de cooperação e procura harmonizar muitos dos critérios para a educação e desenvolvimento de treinadores nos dois continentes. Assim, Conmebol e Uefa padronizarão os requisitos-chave mínimos, como critérios de admissão e os padrões, duração e conteúdo de todos os cursos de formação de treinadores ministrados de acordo com sua respectiva Convenção de Formação de Treinadores.

Além disso, Conmebol e Uefa irão organizar intercâmbios entre membros de suas respectivas convenções de treinadores ou educadores. As duas entidades também farão conferências, workshops e webinars para técnicos.

Este projeto é uma ampliação do acordo feito entre a Conmebol e a Uefa no último ano. Atualmente, as duas entidades têm, inclusive, um escritório em conjunto em Londres, na Inglaterra.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários