A Conmebol se pronunciou após o Ministério do Interior do Uruguai emitir uma nota oficial comunicando a proibição da torcida do Botafogo no Campeón Del Siglo, contra o Peñarol, pelo jogo de volta da semifinal da Libertadores.
A entidade enviou um documento à Associação Uruguaia de Futebol exigindo que as partes envolvidas garantam a presença e segurança dos visitantes no confronto decisivo até às 10h desta terça-feira (29). Além disso, caso não enviem por escrito essa garantia, a partida poderá acontecer sem público ou em outro local.
Confira o que diz o documento:
“Solicitamos que o Ministério do Interior da República Oriental do Uruguai conjuntamente com o Club Atlético Peñarol, garantam por escrito que tenham condições de segurança necessárias para a realização do encontro com a presença de ambas partes, e que a mesma seja enviada à Conmebol antes de 29 de outubro, às 10h (do Paraguai), caso contrário a Conmebol se reserva o direito de:
1. Estabelecer que a partida das semifinais se jogue sem público, ou
2. Transferir a partida para outro local, conforme disposto no Art. 4.2.2 del Manual de Clubes”.
Pronunciamento do Botafogo
Diante desta situação, o time carioca repudiou a decisão unilateral sobre torcida única, que fere o regulamento da Conmebol. Além disso, afirmou que o Peñarol e a polícia uruguaia abriram um precedente perigoso para a disputa da competição.
O segundo e decisivo jogo está marcado para esta quata-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Campeón Del Siglo. Anteriormente, o Glorioso goleou a equipe uruguaia por 5 a 0 , no Estádio Nilton Santos. Portanto, a vaga para a final está praticamente garantida para o Botafogo. Para avançar, o Peñarol precisa vencer por seis ou mais gols de diferença.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários