A Conmebol abrirá um expediente disciplinar para apurar gestos racistas de torcedores do Racing em direção a brasileiros durante a partida entre o time argentino e o Flamengo (veja como foi o empate por 1 a 1), pela Libertadores. Em vídeo que circula nas redes sociais, homens imitando macaco e xingando os rubro-negros.
Rafael Carneiro, torcedor do Flamengo que registrou o momento dos gestos racistas, foi até uma delegacia de Buenos Aires, cidade sede do Racing, e registrou um boletim de ocorrência. Segundo ele, policias que estavam no estádio o recomendou a ir até o local, já que não poderiam fazer nada, segundo eles.
“Mostrei para os policiais e eles falaram que não podiam fazer nada. Eu disse que sou residente argentino e que queria que algo fosse feito. Falaram para mim: “então vá na delegacia, mas saia do estádio”, disse Rafael, em entrevista ao “O Globo”.
Segundo protocolo da Conmebol, a tendência é que o processo se inicie nas próximas 48h. Posteriormente, o Racing receberá as imagens. Assim, após a respostas do clube argentino sobre o caso, a Conmebol se manifestará com a sua conclusão.
Conforme está escrito no Código de Disciplina da Conmebol, a multa mínima para os clubes em caso de torcedores cometerem casos de injúria racial, é de US$ 100 mil (cerca de R$ 500 mil). No entanto, dependendo da gravidade do caso, ou recorrência, o valor pode ser superior.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários