A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) puniu o San Lorenzo por conta de atos de racismo praticados no duelo com o Palmeiras. A partida em questão, ocorrida no dia 3 de abril, foi válida pela primeira rodada na fase de grupos da Libertadores e terminou em 1 a 1.

A sanção aplicada pela entidade que rege o futebol na América do Sul foi de uma multa no valor de 120 mil dólares (equivalente a R$ 623,5 mil, na cotação atual). Como de praxe, a quantia será abatida da premiação total a ser entregue para o clube argentino quando ele encerrar sua participação na Libertadores.

Palmeiras e San Lorenzo duelaram na primeira rodada da Libertadores – Foto: Luis Robayo/AFP via Getty Images

Além da pena em questão, a Conmebol deixou explícito que, em caso de reincidência de tais situações, as punições também serão mais agudas. Como, por exemplo, interdição parcial de um setor de arquibancada ou mesmo atuar com portões fechados. A representação de Buenos Aires tem sete dias para entrar com recurso em busca de reverter a decisão.

Torcedora do San Lorenzo imitando macaco para a torcida do Palmeiras – Foto: Reprodução

O ato racista aparece em vídeo que circula nas redes sociais e aconteceu logo depois do gol de empate do Palmeiras. Logo após a comemoração do tento da igualdade, um torcedor do clube brasileiro captou uma mulher fazendo gestos como se estivesse imitando um macaco. A responsável pela ação olhava diretamente para onde estavam os torcedores palmeirenses.

Reencontro

Na próxima quinta-feira (30), os dois times se reencontram para a última rodada do Grupo F onde o Palmeiras busca a melhor campanha do torneio. Isso porque a classificação e a liderança da chave estão garantidas com 13 pontos, seis a mais do o vice-líder, o próprio San Lorenzo. Por sua vez, o Ciclón precisa vencer (ou, ao menos, empatar) para não correr o risco de perder a vaga nas oitavas para o Independiente del Valle. Os equatorianos, que enfrentam o Liverpool (Uruguai) na rodada derradeira, tem quatro unidades e somente dois gols de saldo a menos.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários