Seleção Brasileira

Conmebol se reúne com a Fifa nesta sexta para definir o rumo das Eliminatórias

Uma reunião virtual nesta sexta-feira, às 11h (de Brasília) entre representantes da Conmebol e da Fifa definirá a situação das duas próximas rodadas das  Eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2022.

Jogadores como Alisson podem ficar quase um mês fora de seus clubes:  dez dias com suas seleções e 14 dias de quarentena na volta à Europa. Conmebol tenta resolver esse imbróglio em reunião com a Fifa  – NEIL HALL /AFP

Em pauta está o imbróglio que ocorre por causa da pandemia. As rodadas estão previstas para os dias 26 e 30 de março, mas há grande problema:  a maioria das seleções contam com jogadores que atuam na Europa e grande parte dos países obrigam uma quarentena para os cidadãos que chegam do exterior. Isso significaria, por exemplo, que o goleiro Alisson (Liverpool) ou o atacante Gabriel Jesus (Manchester City) teriam, depois de retornarem à Inglaterra, de cumprir  14 dias isolamento. Ficariam quase um mês fora de suas equipes.

Na Europa, principalmente na Inglaterra (quase todos os times tem vários selecionáveis) a gritaria está sendo grande. Jurgen Klopp, técnico do Liverpool que perderia pelo menos sete jogadores nessas condições, foi enfático:

“Todos os clubes da Premier League concordam que não podem simplesmente deixar os meninos irem e resolver a situação das seleções e quando eles retornarem ficarem em quarentena num hotel ou algo assim. Isso simplesmente não é possível”.

Há algumas possibilidades em pauta. Uma delas seria adiar as duas primeiras rodadas, jogando as partidas para outubro e novembro, que passariam a ter rodadas triplas.

O certo é que a convocação dos jogadores, inclusive os da Seleção Brasileira, que ocorreria nesta sexta-feira, está adiado. Resta saber o que Conmebol e Fifa farão com o regulamento, que pede a convocação de atletas com, no máximo, 15 dias antes das apresentações para os jogos (na prática, a data-limite seria esta sexta-feira).

Para lembrar: pela programação da Conmebol, o Brasil enfrentará a Colômbia no dia 26, em Barranquilla. Depois, no dia 30, na Arena Pernambuco, contra a Argentina.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Atlético: Milito admite culpa em primeiro tempo abaixo do esperado

O Atlético venceu o Corinthians, por 2 a 1, na noite deste domingo (28), na…

28 de julho de 2024

O dia do Brasil nos Jogos Olímpicos (28/7): Primeiras medalhas e show de Rebeca

Após passar em branco no quadro de medalhas no primeiro dia dos Jogos Olímpicos, o…

28 de julho de 2024

Haaland: ‘Jogadores, na Euro-2024, estavam fartos de futebol’

O centroavante Haaland não esteve na última Eurocopa, mas, de fora, observou algo importante. Na…

28 de julho de 2024

Atlético-MG promete regularizar situação do gramado da Arena MRV

Os jogadores reclamaram na saída do gramado e a diretoria respondeu. Depois da vitória do…

28 de julho de 2024

Diretor do Vasco crítica arbitragem contra o Grêmio: ‘Pré-condicionada’

O diretor de futebol do Vasco, Marcelo Sant'Ana decidiu fazer um pronunciamento, após a derrota…

28 de julho de 2024

Endrick realiza primeiro treino com o elenco do Real Madrid

O atacante Endrick realizou, neste domingo (28), o seu primeiro treino com o elenco do…

28 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!