Em homenagem ao Dia da Consciência Negra (20/11), o Vasco preparou um resumo, em seu site oficial, contando a importância dos negros em sua história. Aliás, grandes momentos do clube estão retratados na página publicada nesta segunda-feira. São os casos, por exemplo, da formação dos Camisas Negras, time que conquistou o primeiro título de Campeonato Carioca, e da “Resposta Histórica”, ato de luta contra o racismo no século 20.

 

No endereço, o clube detalha a história dos “Camisas Negras”, como ficou conhecido o campeão do Carioca de 1923 (completa 100 anos em 2023). A equipe era formada por por atletas negros, pobres e analfabetos. Assim o título se tornou um marco na história do futebol nacional, uma vez que, no Brasil, o esporte era elitista e preconceituoso. Para os vascaínos, esse é um dos maiores títulos da história do Cruz-Maltino, não apenas pela taça, mas pelo simbolismo deste movimento.

Camisas Negras – Foto: Divulgação/Vasco

A Resposta Histórica do Vasco

O site conta ainda sobre outra grande orgulho que os vascaínos carregam. Em 1924, o Vasco, defendendo os seus atletas e a sua luta social, se negou a excluir 12 jogadores de futebol, sendo sete do time principal e cinco do segundo quadro, por serem negros. Assim, um documento assinado por José Augusto Prestes, presidente do clube, que ficou conhecido como a “Resposta Histórica”, dizia que o Gigante da Colina se recusava a jogar o Carioca daquele ano, uma vez que a competição tinha regras e estatutos racistas e preconceituosos.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários