Futebol Internacional

Contra algoz da última Copa, Inglaterra estreia na Eurocopa em busca de título inédito

A Uefa Euro-2021 já começou e, neste domingo (13), é a vez da tradicional seleção da Inglaterra fazer sua estreia na competição em um jogão que promete. O adversário não é nada simples: a Croácia, algoz da última Copa do Mundo e atual vice-campeã mundial, pelo Grupo D. O lendário palco de Wembley, na capital inglesa Londres, receberá a estreia das equipes a partir das 10h (de Brasília).

Começa a caminhada

A Inglaterra é o país onde o futebol nasceu, mas, em termos de conquistas, os Três Leões deixam a desejar. Uma vez campeão da Copa do Mundo (1966), o English Team jamais conquistou a Eurocopa. Aliás: nem sequer chegou à final!

As melhores participações dos britânicos foram em 1968 e em 1996 – este ano, quando sediaram pela única vez a competição, terminando na terceira posição. Na última edição, em 2016, a seleção protagonizou um dos jogos mais históricos da Euro ao ser eliminada de virada para a Islândia (2 x 1), sensação daquele ano.

Jogadores ingleses, puxados por Kane, se divertem em treino – JUSTIN TALLIS / AFP

Mas para este jogo em questão, a fortíssima esquadra da Inglaterra é vista como favorita. Com a geração da Croácia, finalista da Copa de 2018, envelhecendo (Rakitic se aposentou da seleção, por exemplo), ao mesmo tempo que acontece uma grande renovação no time inglês, o favoritismo é do país da Rainha. Mas é sempre bom lembrar que essas duas equipes se enfrentaram na Copa do Mundo de 2018 e, apesar de a Inglaterra ser favorita na semifinal, os croatas passaram após sua terceira prorrogação consecutiva naquele Mundial.

Para termos um bom exemplo, basta ver as opções do ataque britânico. O técnico Gareth Southgate conta com jogadores do calibre de Harry Kane, Jadon Sancho, Phil Foden, Raheem Sterling e Marcus Rashford, para citar só alguns. Não à toa, vem de seis vitórias seguidas. Alguém vai segurar essa juventude?

Desfalque

A única ausência do treinador fica por conta do meia-atacante Bukayo Saka, jovem estrela do Arsenal. Ele, que não é titular habitual de sua seleção, está com um problema na virilha direita. Cabe lembrar que Alexander-Arnold, lateral-direito do Liverpool, está fora da Euro por lesão. O craque dos Reds sofreu um problema na coxa direita durante jogo contra a Áustria, no penúltimo amistoso preparatório para a competição.

A sensação da Copa do Mundo de 2018, Croácia vem com o time completo para tentar surpreender novamente os ingleses. O técnico Zlatko Dalic deve levar a campo time parecido que perdeu para a Bélgica na última partida antes da Euro, por 1 a 0.

A escalação deve contar com alguns dos vice-campeões, como Vrsaljko, Vida, Brozovic, Kovacic, Rebic, Perisic e, claro, Modric. Outros jogadores de destaque: Kramaric (Hoffenheim-ALE), Orsic (Dínamo Zagreb), Badelj (Genoa-ITA) e Vlasic (CSKA-RUS).

E aí, Joganauta: quem leva??

Outros jogos

Mais tarde no domingo acontecem os dois jogos da rodada do Grupo C. Às 13h (de Brasília), a Holanda estreia na Euro em seu primeiro grande compromisso após ficar fora da última Copa do Mundo. Passando por processo de reformulação, os holandeses vêm com uma geração jovem e promissora. Apesar de ainda contar com jogadores experientes como Stekelenburg, Blind e Luuk de Jong, o técnico Frank de Boer vem com jovens nomes que já começam a se destacar na Europa.

De Ligt (ajoelhado) é desfalque para este domingo – JOHN THYS / AFP

Depay, por mais que não seja tão jovem (27), puxa o bonde holandês. A mudança passa pelos pés de Frenkie de Jong (Barcelona-ESP), Donyell Malen (PSV), Ake (Manchester City-ING) e Gravenberch (Ajax). De Ligt (Juventus-ITA), capitão e grande nome da geração, está machucado e não joga.

Pouco mais tarde, às 16h, a Áustria enfrenta a Macedônia do Norte. O time de David Alaba, novo jogador do Real Madrid, vem com uma de suas melhores gerações. Além do craque multicampeão pelo Bayern de Munique, os austríacos, do técnico Franco Foda (calma, não é xingamento!), contam com atletas como Hinteregger (Frankfurt-ALE), Sabitzer (RB Leipzig-ALE), Baumgartner (Hoffenheim-ALE) e Arnautovic (Shanghai Port-CHN).

Alaba (esquerda) puxa a fila na Áustria. Jogador é o craque do time – ROBERT JAEGER / APA / AFP / Austria OUT

Jogos do domingo – 13/06

10h – Inglaterra x Croácia – Estádio Wembley, em Londres (ING) – Grupo D
13h – Holanda x Ucrânia – Johan Cruijff Arena, em Amsterdã (HOL) – Grupo C
16h – Áustria x Macedônia do Norte – Arena Nationala, em Bucareste (ROM) – Grupo C

Editor Jogada 10

Posts Recentes

Rubão explica motivo de ‘racha’ com Augusto Melo, no Corinthians

Destituído do cargo de diretor de futebol do Corinthians, Rubão revelou que o contrato de…

6 de maio de 2024

Renato Augusto marca primeiro gol pelo Fluminense e busca sequência

Desde que chegou ao Fluminense, Renato Augusto perseguia seu primeiro gol, que, enfim, aconteceu no…

6 de maio de 2024

Marcelo admite que Fluminense está ‘devendo’: ‘Trabalhar para melhorar’

Após o empate com o Atlético-MG, em Cariacica, Marcelo tentou explicar o motivo do Fluminense…

6 de maio de 2024

CBF vai inaugurar plataforma para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai inaugurar, nesta segunda (06), uma plataforma para ajudar…

6 de maio de 2024

Zubeldía explica motivo de ‘sucesso imediato’ no São Paulo

O torcedor do São Paulo está cada vez mais empolgado com o trabalho de Luiz…

6 de maio de 2024

Fluminense tem a pior defesa do Brasileirão ao lado de outros dois times

O Fluminense chegou abrir dois gols de vantagem sobre o Atlético-MG, porém cedeu o empate…

6 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!