O aumento de casos de infecção e morte pela Covid-19 e o fato de a CBF tentar seguir o cronograma de jogos do futebol brasileiro vêm rendendo situações insólitas. A mais nova envolve o jogo do Ypiranga, campeão do Amapá, e o Santa Cruz-PE, pela primeira fase da Copa do Brasil.

Com a proibição de jogos em Goiás, Ypiranga-AP x Santa Cruz, que seria realizado nesta quarta  no Antonio Accioly ( do Atlético-GO) está adiado. Mas o duelo irá ser jogado onde? – Heber Gomes/ACG

O jogo que seria em Macapá, na semana passada, passou para Goiás (no Antonio Accioly, em Goiânia) a pedido dos amapaenses, pois os jogos de futebol estão proibidos no Amapá. Estava programado para esta quarta-feira, às 15h30 (de Brasília). Entretanto, no fim da tarde desta terça-feira, o governo de Goiás fez um decreto proibindo partidas de futebol no estado. A CBF pediu que fosse aberta uma exceção, mas o governador Ronaldo Caiado vetou. Restou à CBF adiar a partida para quinta-feira. Só que tem um problema: onde?

Vale lembrar que não há possibilidade de jogos em São Paulo, Brasília e Goiás. Além disso, Rio e Minas proíbem, em seus territórios, jogos de equipes de fora do estado. Assim, restará à CBF ver a viabilidade da partida ser realizada no Espírito Santo, como ocorrerá nesta quinta-feira com os duelos dos mandantes paulistas: Marília x Cricíuma e Mirassol x Bragantino. Ou no Mato Grosso.

Um detalhe: na semana passada, não foi apenas Ypiranga x Santa Cruz que passou para Goiás. O duelo entre o campeão de Rondônia, o Porto Velho, com o Ferroviário-CE foi transferido da capital rondoniense para o mesmo Estádio Antonio Accioly, nesta quinta-feira. A situação foi a mesma: em Rondônia os jogos de futebol estão proibidos.

Mas é bom a CBF correr se quiser mandar os jogos no Espírito Santo. Nesta terça-feira, o governo do ES divulgou que a partir da sexta-feira os jogos estarão proibidos em território capixaba.

Covid-19: Cresce o número de estados que proíbem atividades não essenciais

Vale citar que nesta terça-feira o país bateu o seu recorde de novos casos de infectados (84.124), e de mortes (1.976). Este crescimento (os recordes vêm sendo batidos diariamente) está fazendo vários estados definirem pela paralisação de qualquer atividade considerada não essencial (que é o caso de jogos de futebol). Neste momento, os estaduais de São Paulo, Brasília, Goiás e Ceará estão suspensos, os campeonatos de Rondônia, Amapá e Paraíba  (que nem começaram) estão adiados e há a possibilidade de paralisação na próxima semana das competições no Paraná, Santa Catarina e Minas.

Comentários