O Grêmio não fez um bom jogo nesta quinta-feira, contra o Juventude, na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Com vantagem (venceu na ida por 1 a 0),  atuou de forma burocrática, até sonolenta, mais preocupado  em evitar as investidas do rival do que em buscar o gol de forma sistemática.  Mas depois de levar sufoco, achou um gol,  com Thaciano, e ratificou a fama de time copeiro: venceu sem jogar bem, por 1 a 0, e  garantiu vaga nas quartas de final.

Renato Gaúcho
Renato Gaúcho dá instruções ao time do Grêmio – LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Nesta sexta-feira, a torcida gremista ficará ligada no sorteio dos quatro duelos, que ocorrerá na sede da CBF, às 11h30 (de Brasília). Além de Grêmio, estão classificados  América-MG, Ceará, Cuiabá, Flamengo, Internacional, Palmeiras e São Paulo. Vale lembrar que os jogos de ida desta nova fase da Copa do Brasil ocorrerão no próximo meio de semana.

Como foi

O Grêmio atuou bem sonolento no primeiro tempo, com raros momentos de qualidade. Renato deu a dica de que jogaria mais fechado quando saiu a escalação e o treinador colocou o seu lateral mais defensivo (Cortez). Sua estratégia era esperar o Juventude, que precisava da vitória, tomar as rédeas do jogo. Só que o time da casa, embora melhor,  não encaixava no ataque. Somente nos minutos finais o Grêmio realmente ameaçou e  perdeu a melhor chance da etapa inicial: Matheus Henrique fez grande jogada pela esquerda e a bola sobrou para Diego Souza, com o goleiro Carne batido. O veterano chutou, mas Bareiro salvou em cima da linha.

O segundo tempo começou com Thaciano no lugar de Isaque no Grêmio. Pareceu uma troca ruim, já que o substituto não se encontrou e o time foi totalmente dominado. O  Juventude  acertou  a trave de Vanderlei num chute de Igor, reclamou a não marcação de um pênalti e teve outras finalizações perigosas. O Grêmio tocava a bola sem objetividade, exceto Pepê, o único ligado na tomada. Por isso, a sensação era de que o Juventude chegaria ao gol capaz de levar o jogo para os pênaltis. Mas, aos 25 , Diego Souza cruzou para a cabeçada de …Thaciano! Gol.  Grêmio 1 a 0 no placar.

O Juventude se desesperou e, no contra-ataque, o Grêmio passou a ter chances para ampliar. Numa delas, Carne fez duas defesas milagrosas no mesmo lance, com Jean Pierre e Diego Souza. Fim de jogo e o Grêmio avança com vitórias na ida e na volta. Eis aí um time copeiro. Pode não jogar bem no mata-mata. Mas avança.

Comentários