Na partida de esteia do Grêmio na Copa Sul-Americana, o Tricolor teve dificuldades mas venceu o La Equidad por 2 a 1 na Arena, em Porto Alegre, com a presença do novo técnico Thiago Nunes nos camarotes. Com grande atuação do goleiro Brenno, responsável por grandes defesas nas principais chances da equipe colombiana, o Tricolor teve o zagueiro Rodrigues expulso aos 26 minutos do segundo tempo, quando a partida ainda estava 1 a 0, com gol de Diego Souza no final da primeira etapa. Contudo, após a expulsão, o interino Thiago Gomes colocou o zagueiro Paulo Miranda em campo e na primeira participação do defensor, o Grêmio ampliou o placar para garantir o triunfo em casa. Omar Duarte foi o responsável pelo gol de honra do La Equidad, aos 45 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, o Grêmio assume a liderança do Grupo H nesta Copa Sul-Americana, com os mesmos três pontos do Lanús, da Argentina, que venceu o Aragua, da Venezuela por 1 a 0, fora de casa, e também começou a competição com o pé direito. Na próxima quinta-feira (29), pela segunda rodada do Grupo H, o Imortal encara o Lanús, adversário da final da Copa Libertadores de 2017, a terceira conquistada pelo Tricolor na história do clube, valendo a liderança isolada da chave.

Grêmio x La Equidad - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Jogadores do Grêmio comemoram o primeiro gol, marcado por Diego Souza, na vitória por 2 a 0 sobre o La Equidad, na partida de estreia do Grupo H nesta Copa Sul-Americana – Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

 

O jogo

O Grêmio manteve o domínio da posse de bola desde os primeiros minutos, teve maior volume de jogo mas não conseguiu pressionar a saída de bola do adversário. O time do La Equidad esteve bem fechado defensivamente e dava poucos espaços para o ataque do Grêmio, que durante a maior parte do primeiro tempo, não conseguiu ser muito efetivo. Até que aos 37 minutos, Diego Souza abriu o placar de cabeça após belo cruzamento de Ferreirinha e o Grêmio foi para o vestiário com a vantagem de 1 a 0.

Na volta do intervalo, o ritmo de jogo aumentou e a partida esteve aberta, com oportunidades para as duas equipes. Com grande pressão do La Equidad, o goleiro Brenno foi obrigado a fazer uma sequência de grandes defesas para manter o Grêmio na frente do placar. Depois dos sustos nos primeiros minutos, o Tricolor saiu mais para o ataque, pressionou o adversário e teve oportunidades para ampliar. Nas principais oportunidades do time colombiano, o goleiro Brenno, em grande noite, seguia com boas defesas para manter o Grêmio em vantagem. Quando o cenário parecia ser o pior possível para o Tricolor após a expulsão do zagueiro Rodrigues, o interino Thiago Gomes colocou o outro zagueiro Paulo Miranda em campo no lugar de Jean Pyerre, e na primeira participação do defensor, ele aproveitou a oportunidade para ampliar o marcador em outro gol de cabeça. Após o segundo gol, o Grêmio apenas controlou a partida e contou com outras grandes intervenções de Brenno (melhor em campo) para segurar o resultado. Porém aos 45 do segundo tempo, Omar Duarte marcou um belo gol e a partida terminou com o resultado de 2 a 1.

Grêmio x La Equidad - Divulgação/CONMEBOL Sudamericana
Camisa 10 do Grêmio, Jean Pyerre em disputa de bola com jogador do La Equidad, na partida de estreia do Grupo H da Copa Sul-Americana – Foto: Divulgação/CONMEBOL Sudamericana

 

 

Aragua (VEN) x Lanús (ARG)

Na outra partida válida pelo Grupo H, o Lanús venceu o Aragua na Venezuela por 1 a 0, com gol marcado por José López aos 44 minutos do segundo tempo e conta com os mesmos três pontos do Grêmio, na liderança da chave. O time venezuelano esteve com um jogador a menos desde os cinco minutos do segundo tempo, após o cartão vermelho para Alfredo Stephens, mas não conseguiu suportar a pressão do Lanús e estreou na Sul-Americana com derrota em casa.

Jogadores de Aragua e Lanús em disputa de bola na partida de estreia das equipes no Grupo H da Copa Sul-Americana – Foto: Staff Images/Conmebol

Comentários