Negociado pelo Corinthians em junho de 2020 ao Daejeon Hana Citizen, da Coreia do Sul, o atacante André Luis virou sinônimo de calote para os dirigentes paulistas. E um calote com muito requinte, pois envolve um outro clube, o Shanghai Greenland, da China. O fato é que o jogador, que não rendeu centavo algum para o Corinthians, será reintegrado e poderá ser aproveitado pelo técnico Vagner Mancini.

André Luis chamou a atenção do Corinthians após boa passagem pela Ponte Preta — Daniel Augusto Jr/Ag.Corinthians

André Luís foi emprestado em janeiro de 2020 ao Daejeon Hana Citizen, que manifestou a vontade de contratar o jogador em junho, exercendo prioridade prevista em contrato. Os coreanos não pagaram o Corinthians e então surge na história o Shanghai Greenland, da China, que se comprometeu a arcar com os custos (cerca de R$ 5,5 milhões) e ampliar o empréstimo do jogador aos coreanos. O que também não aconteceu.

Depois de acionar a Fifa por causa do calote duplo, André Luis será reintegrado pelo Corinthians e poderá ser aproveitado imediatamente, pois seu contrato vai até dezembro de 2022. O Timão possui 50% dos direitos econômicos e os outros 50% pertencem ao Cianorte, do Paraná.

André Luis chegou ao Corinthians no início de 2019 depois de fazer boa campanha pela Ponte Preta no Campeonato Brasileiro da Série B. Com a camisa do Timão, André Luís fez apenas cinco jogos e antes de ser negociado com os coreano chegou a ser emprestado ao Fortaleza.

Veja na íntegra a nota oficial divulgada pelo Corinthians:

“O Sport Club Corinthians Paulista cobra na Fifa uma ação indenizatória do Shanghai Greenland, da China, referente ao não pagamento pela transação do atleta André Luis, que defendeu as cores do Clube em 2019.

Em 2020, o atacante havia sido transferido para o Daejeon Hana Citizen, da Coreia do Sul, que não cumpriu os pagamentos da transferência, alegando perdas da pandemia. Em seguida, o clube chinês se apresentou como interessado na aquisição do jogador. Foi assinado um novo contrato, que incluía a cessão de André Luis ao Daejeon, por parte do Shanghai.

Como esse compromisso tampouco foi honrado, André Luis será reintegrado ao Corinthians a partir da próxima semana. Ele fará exames e avaliações de início de temporada.

O Clube ressalta que buscará ser ressarcido até as últimas instâncias na entidade máxima de futebol, pois entende que seus direitos foram violados”.

Comentários