O Corinthians cumpriu a sua missão na Argentina e voltará ao Brasil com a vaga na bagagem. O Alvinegro segurou o Newell’s Old Boys nesta terça-feira (08), no Estádio Marcelo Bielsa, em Rosário, e avançou às quartas de final da Copa Sul-Americana. Com o 0 x 0, o Alvinegro se classificou no placar agregado (2 a 1) e agora aguarda o vencedor do confronto entre Goiás e Estudiantes-ARG, que medem forças nesta quinta-feira, no Serra Dourada. Mesmo sem uma atuação encantadora, a equipe de Vanderlei Luxemburgo chega a 10 jogos de invencibilidade na temporada.

Confira as notas do Timão

Corinthians segura a pressão inicial dos donos da casa

O Corinthians repetiu a estratégia de outros jogos como visitante. Na primeira etapa, na Argentina, o Alvinegro suportou a pressão dos donos da casa, que tentaram se impor logo nos minutos iniciais. Com mais posse de bola (57% x 43%), os argentinos estiveram mais próximos à meta de Cássio – que esteve seguro quando exigido. Foram 17 chutes no gol do brasileiro. As principais jogadas, no entanto, foram com bolas alçadas e chutes de fora da área.

Corinthians conseguiu segurar a pressão na Argentina – Foto: Luciano Bisbal/Getty Images

Ao Corinthians, portanto, coube a tentativa de explorar o contra-ataque e segurar a bola no campo ofensivo. Wesley e Adson foram as principais válvulas de escape da equipe de Vanderlei Luxemburgo. Porém, nada foi efetivo. O placar zerado contemplou os visitantes que chutaram apenas três bolas no gol adversário.

Vaga vem com sufoco e ambiente hostil

A etapa final se desenhou de forma similar ao primeiro tempo. O Newell’s Old Boys tinha o controle da bola, rondava a área de Cássio, entretanto, não conseguia ser efetivo para mexer no placar. O Alvinegro, recuado, mantinha a estratégia de segurar a bola e buscava um lance de perigo — algo que só aconteceu com Yuri Alberto em chute cruzado, aos 26, que passou rente à trave do goleiro Lucas Hoyos. A jogada mais perigosa do Corinthians no jogo.

Nos minutos finais, os argentinos tentaram uma pressão, no entanto, mesmo com mais posse (59% x 41%) e apoio da torcida não conseguiram mudar o desfecho da partida. Fábio Santos impediu a melhor oportunidade quase em cima da linha. Ao todo, finalizaram 26 vezes, enquanto os brasileiros apenas sete. Uma classificação nos moldes desse Corinthians, que não tem receio de sofrer e com muita raça.

A próxima parada do Corinthians

Com a classificação, o Corinthians vai conhecer seu adversário nas quartas de final da competição continental nesta quinta-feira (09). O Estudiantes-ARG visita o Goiás, às 19h (de Brasília), no Serra Dourada. Os argentinos venceram o primeiro jogo por 3 a 0 e buscam confirmar a vaga em solo brasileiro.

Newell’s Old Boys 0 x 0 Corinthians

Jogo de volta das oitavas de final da Sul-Americana
Data: 8/8/2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Marcelo Bielsa, Rosário (ARG)
NEWELL’S OLD BOYS: Hoyos; Méndez, Velázque, Ortíz e Glavinovich (Ramiro Sordo, 31’/2ºT), ; Martino (Portillo, 39’/2ºT), Cristian Ferreira, Gómez (Pérez Tica, 38’/2ºT), Sforza, Balzi (Aguirre 14’/2ºT); Recalde (Reasco, 38’/2ºT). Técnico: Gabriel Heinze
CORINTHIANS: Cássio; Bruno Méndez, Gil, Caetano e Matheus Bidu (Fábio Santos, 14’/2ºT); Maycon, Fausto Vera Ruan Oliveira (Giuliano 21’/2ºT) e Adson (Fágner, 32’/2ºT); Wesley (Ángel Romero, 14’/2ºT) e Yuri Alberto (Felipe Augusto, 31’/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols:
Árbitro: Andrés Rojas (COL)
Auxiliares: Dionisio Ruiz (COL) e David Fuentes (COL)
VAR: John Perdomo (COL)
Cartões amarelos: Ivan Gómez, Ian Glavinovich, Cristian Ferreira, Ramiro Sordo (NOB); Fagner (COR)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários