O Corinthians conseguiu uma liminar para jogar com sua torcida até o julgamento de um recurso no Tribunal Pleno do STJD. O Timão foi punido com um jogo de portões fechados por causa de cantos homofóbicos de torcedores durante o clássico contra o São Paulo, pelo Brasileirão.

O auditor Maurício Neves Fonseca, relator do caso no Pleno, a última instância do STJD, concedeu a liminar nesta quarta-feira (21). Assim, é válida até o tribunal se reunir novamente para julgar o caso, que pode acontecer em até 15 dias.

Corinthians acabou sendo punido por cantos homofóbicos durante o clássico contra o São Paulo – Foto: Reprodução

 

O próximo jogo em casa da equipe no Campeonato Brasileiro será no dia 2 de julho, contra o Red Bull Bragantino. Antes disso, o Timão até joga na Neo Química Arena, pela Libertadores, contra o Liverpool-URU, mas por ser um torneio internacional, a equipe pode ter o apoio de seu torcedor, sem restrições.

Gritos homofóbicos da torcida do Corinthians

Na entrada de Corinthians e São Paulo em campo, a torcida da equipe da casa entoou o cântico:

“Vamos, Corinthians, dessas bichas teremos que ganhar”.

Ele se repetiu ao longo da partida. Aos 17 minutos do segundo tempo, o árbitro Bruno Arleu de Araújo chegou a parar o confronto.

Nos telões da Neo Química Arena, o Corinthians chegou a exibir avisos à torcida, além de emitir comunicados sonoros, mas sem resultados.

A punição imposta pelo STJD diz respeito ao 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Ele fala sobre “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários