O Corinthians acabou sendo eliminado do Campeonato Paulista no último domingo (12), após perder para o Ituano nos pênaltis, na Neo Química Arena, pelas quartas de final do torneio. Assim, o Timão corre o risco de ficar de fora de outra competição: da Copa do Brasil no ano que vem.
Em dezembro do ano passado, a CBF informou a mudança nos critérios de classificação para a Copa do Brasil. A partir de 2024, o torneio terá 92 participantes, sendo que 80 vagas serão distribuídas entre as federações estaduais. A Federação Paulista tem direito a seis vagas no torneio do ano que vem. Cinco delas serão distribuídas aos melhores times do Paulistão e a outra ao campeão da Copa Paulista deste ano.
No momento, o Corinthians tem a sexta melhor campanha do Campeonato Paulista e, portanto, está fora da zona de classificação para a Copa do Brasil no ano que vem. Contudo, o Timão ainda tem algumas opções para se classificar para a competição nacional.
O que o Corinthians tem que fazer para disputar a Copa do Brasil em 2024
– Jogar a Copa Paulista e vencê-la
– Ser o campeão da Copa do Brasil 2023
– Terminar o Brasileirão dentro da zona de classificação à Libertadores
– Ser o campeão da Libertadores 2023
Corinthians ainda tem outras opções
Entretanto, se o Timão não conseguir se classificar nos cenários apresentados acima, ainda existe esperança. O Corinthians pode garantir vaga mesmo disputando a Copa Sul-Americana 2024. Afinal, caso a CBF não preencha as 12 vagas, elas serão distribuídas aos melhores times da Série A que não conseguiram vaga na Libertadores.
Por fim, a última chance do Alvinegro é simplesmente torcer para os seus rivais. Caso Palmeiras, Bragantino e São Paulo jogarem a Copa Libertadores de 2024, suas vagas na Copa do Brasil do ano que vem via Federação Paulista seriam “doadas” aos times do Paulistão. Assim, o Timão herdaria uma das vagas.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários