Alvo de protestos da torcida do Corinthians, o presidente Duilio Monteiro Alves abriu o jogo sobre decisões no clube. Em entrevista ao programa “Seleção sportv”, o mandatário do Timão foi questionado sobre a venda de Pedro, os negócios frequentes com o Zenit, as economias da equipe e a escolha por Fernando Lázaro no final do ano passado.

Venda de Pedro ao Zenit

O Corinthians anunciou na tarde desta quinta-feira (29) a venda do atacante Pedro para o Zenit, da Rússia. Pela transferências, o time paulista receberá 9 milhões de euros (cerca de R$ 46 milhões na cotação atual) por 50% dos direitos econômicos do jogador.

Questionado sobre a venda de uma promessa do clube por um valor abaixo do esperado pela torcida, Duilio citou Lulinha e falou sobre a possibilidade ou não de um jovem vingar.

“Se você transformar isso em 100%, seria uma venda de 18 milhões de euros no total. O Corinthians está segurando 30% pensando numa valorização futura caso o Pedro se consolide como essa estrela que a gente imagina ser. E torcemos para isso”, começou dizendo.

“O Pedro pode estar sendo vendido por um valor maior do que vale ou menor do que pode valer depois. Se você for ver valor de mercado hoje, eu não sei se o Pedro passa de 2 milhões de euros, temos ferramentas que dão esses números. Estamos vendendo por 9 (…) A gente está cansado de ver jogadores que foram vendidos por preços baixos e passaram valer milhões, além de jogadores que não foram vendidos por valores altos e depois acabaram não sendo vendidos. No Corinthians tivemos o Lulinha, por exemplo. Não dá para prever o futuro. O Corinthians vendeu o Pedro pela melhor proposta que teve”, completou.

Por ter apenas 17 anos, Pedro permanecerá no Corinthians até o final da temporada atual. Assim, quando completar a maioridade, viajará para a Rússia e se apresentará ao Zenit.

Pedro - Corinthians
Pedro foi vendido ao Zenit, da Rússia – Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Relação entre Corinthians e Zenit

Nos últimos meses, o Corinthians negociou diversos jogadores com o Zenit: Robert Renan, Du Queiroz, Gustavo Mantuan, Ivan e Pedro. Em compensação, o clube recebeu apenas um: Yuri Alberto.

Dessa forma, durante sua entrevista ao “sportv”, Duilio explicou o motivo dos clubes terem uma relação tão próxima em tempos recentes.

“É o mercado. A primeira parte da negociação, queríamos um centroavante, conseguimos o Yuri Alberto por empréstimo, nos ajudou bastante no ano passado. Ele tem apenas 21 anos, uma projeção grande, tenho aqui números do Centro Internacional de Estudos do Esporte, ele é o jogador mais valorizado do futebol brasileiro, avaliado em 35 milhões de euros. Se pegar metade do Yuri que compramos com o percentual desses atletas, mais os 11 milhões, a soma dos valores das vendas do Pedro e do Mantuan, é um grande valor. Está explicado o por quê dessa quantidade, e que bom: estamos com uma boa relação com o Zenit, que comprou nossos atletas, fez com que a gente tivesse o Yuri, em quem acredito demais e tem muita valorização pela frente, com convocação para Seleção”, disse Duilio.

Fernando Lázaro como técnico do Corinthians

Após a saída de Vítor Pereira, o Corinthians anunciou a efetivação de Fernando Lázaro, que atuava como analista de desempenho, como novo técnico. Assim, no seu primeiro trabalho como treinador efetivo, ele não teve muito sucesso e acabou criticado pela torcida até ser demitido do cargo.

Sendo assim, ao analisar o desempenho de sua aposta, Duilio explicou o motivo da escolha e o ‘recálculo de rota’.

“Em nenhum momento deixamos de lado a parte da responsabilidade e o compromisso de não ter título a qualquer custo. Quando ganhei a eleição, falei que meu título seria pagar contas, o que eu iria buscar na gestão. É lógico que sabemos o tamanho do Corinthians, que precisa de resultados, e trabalhamos em cima disso. Fizemos um bom ano com o Vitor Pereira tentamos com que ele ficasse, aconteceu o que todos sabem. Nossa ideia era ter mais um ano do Vitor para que ele tivesse sequência. Então, entendemos que devíamos dar chance para o Fernando, fizemos essa opção e, por incrível que pareça, o Fernando é o treinador que passou aqui com melhor aproveitamento. Mas não deu certo e tivemos que corrigir a rota”, afirmou.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários