Renato Augusto tenta sair da marcação de Schunke. Mas, no fim, foi o Del Valle que levou a melhor
Renato Augusto tenta sair da marcação de Schunke. Mas, no fim, foi o Del Valle que levou a melhor - Rodrigo Buendia/AFP via Getty Images)

O Corinthians não faz boa temporada. Vários jogos são bem ruins. Porém, na noite desta quarta-feira (7/6), em Quito, no Equador, pela quinta (penúltima) rodada do Grupo E da Libertadores, conseguiu ser ainda pior. Mesmo com três zagueiros, fez um papelão defensivo e levou de 3 a 0 do Independiente del Valle. Assim, está eliminado da competição e jogará a última rodada apenas para cumprir tabela. Hoyos (dois) e Sornoza (ex-Corinthians) fizeram os gols.

Veja aqui a tabela de classificação da Libertadores

Renato Augusto tenta sair da marcação de Schunke. Mas, no fim, foi o Del Valle que levou a melhor – Rodrigo Buendia / AFP Getty Images

Para piorar, com mais este fracasso, o time corre risco de nem mesmo ficar em terceiro, que ao menos valeria vaga na repescagem da Sul-Americana. Já o Del Valle, só festa. Com nove pontos,  já está classificado para as oitavas de final. Vai disputar o primeiro lugar com o Argentinos Jrs, que venceu o Liverpool-URU por 2 a 1 com um gol aos 51 da etapa final. O Argentinos lidera com 11 pontos. O Liverpool tem os mesmos quatro pontos do Timão. No dia 28, na Neo Química, Corinthians e Liverpool jogam para saber quem vai para a repescagem da Sula. Para o Corinthians, basta o empate.

Corinthians não joga nada no primeiro tempo

O primeiro tempo do Corinthians foi lamentável defensivamente. Mesmo com três zagueiros, o time foi um verdadeiro queijo suíço, principalmente pelo lado esquerdo, com Murillo e Bidu não se entendendo no posicionamento. Além disso, o volante Maycon estava mal, não fazendo bem a cobertura. Não por acaso o Del Valle teve duas chances claras (numa delas Cássio fez milagre, evitando gol contra de Bidu) e  marcou dois gols. Ambos de Hoyos. Aos 16, apareceu na área livre entre Bidu e Murillo para marcar. Na segunda, além do erro de posicionamento de Murillo e Bidu, toda a defesa esteve mal colocada, vendo Hoyos concluir. Assim, o placar de 2 a 0 fez total justiça.

Segundo tempo

Vanderlei Luxemburgo acabou com o esquema de três zagueiros, mas sacando Bidu e colocando o apoiador Roni. Assim, o zagueiro Murilo virou o lateral esquerdo. O time encaixou. Porém, muito beneficiado pelo fato de o Del Valle jogar mais fechado.  Isso fez o jogo ter um certo equilíbrio no meio de campo e o Corinthians quase conseguindo o gol numa blitz confusa após chuveirinho e num chute de Róger Guedes.  Contudo, aos 25, veio o terceiro gol equatoriano. De novo pela esquerda. Como se fosse linha de passe, a bola chegou até Sornoza: 3 a 0. E não veio o quarto, com Ortiz, por causa de nova grande defesa de Cassio.

INDEPENDIENTE DEL VALLE 3X0 CORINTHIANS

5ª rodada da fase de grupos da Libertadores-2023
Data: 7/6/2023
Local: Estádio Banco Guayaquil, Quito (EQU)
INDEPENDIENTE DEL VALLE: Pinargote; Ortiz, Schunke e Landuziri (Rodríguez, aos 34′ do 2ºT); Matías Fernández, Faradelli, Pellerano (Mercado, aos 34′ do 2ºT), Alcívar, Sornoza (Paez, aos 25′ do 2ºT) e Medina (Cortéz, aos 25′ do 2ºT); Hoyos (Lautaro Dias, aos 18’do 2ºT). Técnico: Martín Anselmi
CORINTHIANS: Cássio; Bruno Méndez (Caetano, aos 27′ do 2ºT), Gil e Murillo; Fagner, Fausto Vera, Maycon (Biro, aos 25′ do 2ºT), Renato Augusto (Pedro, aos 25′ do 2ºT) e Matheus Bidu (Roni, no Intervalo); Róger Guedes (Adson, aos 25′ do 2ºT) e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols: Hoyos, aos 18′ do 1ºT (1-0); Hoyos, aos 24′ do 1ºT (2-0); Sornoza, aos 24′ do 2ºT
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Auxiliares: Lubin Torrealba (VEN) e Antoni Garcia (VEN)
VAR: Leonard Mosquera (COL)
Cartões amarelos: Landazuri, Sornoza (IDV); Bruno Méndez, Biro (COR)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários