De maneira melancólica, o Corinthians deu adeus à Copa Sul-Americana. Em Montevidéu, o Timão foi batido por 4  a 0 pelo Peñarol-URU, na noite desta quinta-feira (13), e já não tem mais chances no Grupo E. Álvarez Martínez acabou com o jogo, marcando três vezes, aproveitando a evidente fragilidade defensiva do Timão para virar o artilheiro isolado da competição. Esta foi a pior derrota do Corinthians em uma competição internacional.

Precisando pelo menos empatar para seguir vivo, Corinthians teve 25 minutos para esquecer na etapa inicial. O Peñarol foi com tudo para cima e acabou abrindo 2 a 0 com 13 minutos. Primeiro, Álvarez Martínez cabeceou firme em cobrança de escanteio para abrir o marcador. Cássio chegou a defender, mas a bola já havia ultrapassado a linha.

Penãrol x Corinthians - Divulgação/CONMEBOL Sudamericana
Ataque do Peñarol infernizou a zaga do Corinthians nesta quinta. Foto: Divulgação/CONMEBOL Sudamericana

Depois, o próprio atacante aproveitou cruzamento rasteiro para, de carrinho, mandar para dentro. O uruguaio de 19 anos ainda mandou uma na trave, para desespero de Cássio, que gritou com seu sistema defensivo a plenos pulmões. O Corinthians não conseguia sair jogando e sofreu bastante com a pressão adversária, principalmente pelo lado de Fabio Santos.

Na etapa final, Otero foi a única mexida de Vagner Mancini. O venezuelano cobrou uma falta na trave, na única chance do Corinthians nos 45 minutos finais. Canobbio, no entanto, freou o sonho do Corinthians e marcou o terceiro gol, deixando a vitória mais do que encaminhada. Ainda deu tempo para Álvarez Martínez marcar mais um gol e se isolar na artilharia da Sula, com sete gols.

Com o resultado, o Corinthians fica em terceiro do Grupo E, com quatro pontos, e não tem mais chance de se classificar para as oitavas de final, mesmo com duas rodadas por jogar. Como na Sul-Americana, somente o líder de cada chave avança, o Peñarol está praticamente classificado, com 12 pontos, precisando de apenas um empate nos dois jogos restantes para passar. Os uruguaios pegam o River Plate (PAR) na próxima rodada, enquanto o Timão cumpre tabela contra o Huancayo (PER), em São Paulo.

Penãrol x Corinthians - Divulgação/CONMEBOL Sudamericana
Jogadores do Penãrol comemoram o quarto gol diante do Corinthians. Foto: Divulgação/CONMEBOL Sudamericana

PEÑAROL-URU 4 x 0 CORINTHIANS

Copa Sul-Americana – 4ª rodada da fase de grupos

Data e horário: 13/5/2021, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu (Uruguai)

PEÑAROL: Dawson, Giovanni González (Rodríguez, aos 41’2T), Formiliano, Kagelmacher e Piquerez; Gargano (Musto, aos 29’2T), Canobbio (Maxi Pereira, aos 29’2T), Ceppelini e Torres (Olivera, aos 29’2T) ; Álvarez Martínez (Schiappacasse, aos 29/2T)). Técnico: Maurício Larriera.
CORINTHIANS: Cássio, Mandaca, Gil, Bruno Méndez e Fabio Santos; Gustavo Silva, Camacho (Adson, aos 25’2T), Roni, Mateus Vital (Lucas Piton, aos 15’2T) e Xavier (Otero, Intervalo); Jô (Léo Natel, aos 15’2T). Técnico: Vagner Mancini.

Gols: Álvarez Martínez, aos 6’1T (1-0), 13’1T (2-0) e aos 24’2T (4-0), e Canobbio, aos 7’2T (3-0)

Cartões amarelos: Piquerez e Canobbio (PEN); Fábio Santos, Camacho e Jô (COR)
Árbitro: Nestor Pistana (ARG)
Assistentes: Juan Pablo Belatti (ARG) e Maximiliano del Yesso (ARG)

Comentários