O Corinthians já está no Equador para o seu jogo mais importante da temporada até aqui. Isso porque, uma vitória contra o Independiente del Valle nesta quarta-feira (7) pode reerguer a equipe na Libertadores. Entretanto, o Timão, apesar do retrospecto equilibrado jogando no país sul-americano, tem problemas quando enfrenta esse rival.
Corinthians é ‘regular’ no Equador
Jogar em solo equatoriano para o Corinthians tem sido algo raro ao longo de sua história. Ao todo, o Timão soma apenas seis partidas no país. O retrospecto mostra um grande equilíbrio nos números: duas vitórias, dois empates e duas derrotas.
Os dois triunfos do Timão em solo equatoriano se deram contra o Espoli, por 3 a 1, nas oitavas de final da Libertadores de 1996, e contra a LDU, por 2 a 0, na fase de grupos da mesma competição em 2000.
Por outro lado, os resultados mais amargos para o Corinthians no Equador aconteceram contra Deportivo Cuenca (2 a 1) e El Nacional (2 a 1), ambos na fase de grupos da Libertadores de 1977.
Por fim, os empates têm gostos distintos para o torcedor corintiano. Isso porque, o 0 a 0 contra o Emelec nas oitavas de final da Libertadores de 2012 abriram o caminho para o Timão fazer 3 a 0 na volta e avançar no torneio do qual se sagraria campeão. Em contrapartida, na Sul-Americana de 2019, o 2 a 2 contra o próprio Independiente del Valle deixou a equipe paulista fora da decisão da competição.
Timão tem tabu contra o Del Valle
Mais do que tirar o Corinthians da decisão da Copa Sul-Americana de 2019, o Independiente del Valle é uma pedra no sapato da equipe paulista. Isso porque, o Timão jamais conseguiu uma vitória contra os equatorianos. Além do empate, o time equatoriano venceu o adversário brasileiro, em Itaquera, por 2 a 0, na ida das semifinais da Sula.
Na atual temporada, o Del Valle ‘carimbou’ a estreia de Vanderlei Luxemburgo nessa terceira passagem pelo Corinthians. Na Neo Química Arena, os equatorianos venceram por 2 a 1 e complicaram de vez a vida do Timão na Libertadores.
Só vitória interessa ao Corinthians
Um empate contra o Independiente del Valle manterá o Corinthians com chances de avançar às oitavas de final da Libertadores, mas esse não é o resultado desejado. Isso porque, na última rodada o time equatoriano receberá o Argentinos Juniors, que pode chegar ao confronto já classificado e com o primeiro lugar do grupo garantido.
Em caso de vitória, o Corinthians subirá aos sete pontos, ultrapassará o Independiente del Valle (que tem seis) e dependerá apenas de si na última rodada, quando recebe o Liverpool-URU, em Itaquera.
Independiente del Valle e Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira (7), às 19h (de Brasília), no estádio Banco Guayaquil.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários