O técnico Sylvinho concedeu a sua primeira coletiva de imprensa nesta sexta-feira (21), no CT Joaquim Grava. Em pauta, um dos primeiros temas abordados foi a possível chegada de Diego Costa, livre no mercado e que tem proposta do Timão. O treinador afirmou que se trata de um grande jogador, vencedor e de alto nível. No entanto, preferiu destacar os jogadores do elenco corintiano.

“Para mim, é difícil falar de um atleta que não está conosco. É vencedor, extraordinário. Vencedor, joga em alto nível. Diretoria está trabalhando em cima de um atacante, isso já se sabe. O Brasil está buscando um atacante. Mas prefiro privilegiar o grupo e trabalhar com o que temos. Atacante de área temos o Jô. Sem ele, temos outros que podem exercer a função, com outras características. Os demais emprestam velocidade, mas não retenção, dinâmica, mas não profundidade.”

Sylvinho durante a coletiva de imprensa nesta sexta-feira  – Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Em um primeiro momento, a busca por um atacante seria para revezar a titularidade com Jô, que completa 35 anos neste ano. Ainda sem o nome, Sylvinho afirmou que Mantuan começa a temporada na equipe principal, deixando Jô entre os reservas.

“Tem treinado conosco o Mantuan, muita mobilidade, boa movimentação e vai começar o jogo na terça-feira. Jô chega atrasado, com Covid, dificilmente chega 100% na terça. Temos mostrado movimentações. Grande nível e a responsabilidade é toda nossa de colocá-lo em campo. Já avisei que vai jogar. Responsabilidade da comissão técnica.”

Outras declarações de Sylvinho na coletiva

Esquema tático em 2022

“Sobre o 4-1-4-1, é isso por base, mas, nós, por exemplo, nos primeiros jogos jogamos 4-2-3-1, não sabíamos que o Cantillo, por exemplo, se fortalece mais com três. No terceiro virou um 4-1-4-1. Não estamos presos ao sistemas táticos. Guardiola fala que sistema tático é número de telefone. Atleta está por cima disso. O atleta é que coloca. Contra o Bragantino, Renato vai para primeiro, GP no meio pela direita é quase um 4-2-4. Renato fez gol. Vamos aproveitar os atletas. Sistema é o que menos importa. Desmistificar um pouco. Não somos ortodoxos.”

Condição física de Paulinho

“A princípio não tem nada. Está apto, inscrito. Vamos buscar entender em que momento o atleta volta. Hoje tivemos um treino e uns vão crescendo e cansados continuam crescendo. Já deu as coordenadas. Período grande de inatividade. São dez meses. Tem lastro e qualidade. Vamos otimizar os treinos e jogos e o quanto mais pudermos usar, melhor. Mas respeitando o quanto pode performar de forma saudável. Não conseguimos vê-lo como primeiro volante. Tem projeção para frente. Estaremos atentos com a evolução para que possa ir numa crescente. Vamos com cuidado. Com lupa, para otimizar ao máximo.”

O Corinthians briga por títulos em 2022?

“Está me jogando uma projeção para abril, maio, junho… Difícil falar agora. Entendo que nós, todos, fizemos algo extraordinário. Entrar direto numa fase de grupos da Libertadores. Foi exitoso. Não sei como chegaremos em abril ou maio, mas o clube está indo numa direção muito boa. Atletas têm entendido, ambiente é bom, mas vivemos de resultados. Sobretudo em casa, foram atuações muito boa, fluência, envolver o adversário. Contra o Fortaleza, só no final conseguimos o nosso gol. Mas fomos bem. Vamos esperar chegar abril para saber onde estamos.”

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários