O volante Maycon retornou aos treinos do Corinthians, na última quarta-feira (5). Contudo, a tendência é que o atleta não esteja nas melhores condições físicas para os dois jogos da final da Copa do Brasil (nos dias 12 e 19). Isso se explica pelo longo tempo se recuperando de lesão.

Ainda assim, não significa que Maycon não esteja na lista de relacionados para as duas partidas da decisão. Entretanto, como a recuperação do volante fugiu da data limite estabelecida pelo Timão, a expectativa é que o jogador não apareça entre os titulares.

Como ainda está passando pelo processo de condicionamento físico, o jogador pode até ser convocado para o próximo compromisso do Coringão, contra o Athletico.

Caso isso ocorra, Maycon deve ganhar alguns minutos em campo para ganhar ritmo. Por sinal, a ausência do atleta fez com que a equipe paulista tivesse um prejuízo técnico.

Volante Maycon ao lado de Fagner no treino do Corinthians – Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Por conta disso, o mais provável é que a dupla de volantes titular do Corinthians seja formada por Fausto Vera e Du Queiroz. O argentino é titular absoluto devido a sua boa condição física que permitiu ele atuar em todas as partidas, desde que chegou ao clube. Ainda assim, ele se adequou muito bem no esquema tático da equipe.

O garoto oriundo das categorias de base do Coringão está em um período de oscilação, até mesmo pelos seus 22 anos. Contudo, no decorrer do ano se transformou em um jogador de confiança do técnico Vitor Pereira.

Ausência pode ajudar Corinthians na renovação

A última vez em que Maycon entrou em campo foi no dia 2 de agosto, na derrota do Corinthians por 2 a 0 para o Flamengo, na Neo Química Arena. Esse duelo valeu pela partida de ida das quartas de final da Libertadores.

Naquela circunstância, o volante se envolveu em uma dividida com Thiago Maia e levou a pior. O camisa 5 do Timão sofreu uma fratura no pé esquerdo.

A princípio, o atleta precisou fazer treinos de força no decorrer do processo de recuperação. Ainda assim, surgiu a necessidade de passar por uma transição lenta, que teve duração superior a um mês.

Apesar da contusão ter tirado o volante dos gramados por um longo tempo e ter gerado uma perda técnica ao Corinthians, essa situação pode até ajudar o clube. Isso se explica porque a permanência de Maycon antes vista como difícil pode se tornar mais provável.

Inicialmente, o Shakhtar Donetsk emprestou o meio-campo até o final dessa temporada. No entanto, a guerra entre Rússia e Ucrânia continua ocorrendo e analisando o cenário não deve ter um fim em breve. Dessa forma, o Coringão deve tentar uma ampliação do empréstimo.

Receio da diretoria

O Shakhtar não estabeleceu um valor para vender o atleta ao Timão, até porque o empréstimo foi uma espécie de medida emergencial devido à guerra e com aval da FIFA. A questão que ajuda o Corinthians é que o clube possui uma preferência caso alguma outra equipe faça uma proposta por Maycon.

Essa era a principal preocupação da direção do Alvinegro Paulista, o retorno do volante servir como uma vitrine. Na hipótese de ele apresentar boas atuações e chamar a atenção de clubes europeus. Até mesmo por ter somente 25 anos, já estar jogando na Europa e em um bom momento antes do estopim da guerra.

Desse modo, a diretoria do Timão não conseguiria disputar financeiramente com as equipes que já fazem parte do principal centro do futebol mundial. Além disso, a moeda da Europa é mais valorizada que a do Brasil.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários