Após viver o inferno e o céu nesta Copa Africana de Nações, a seleção da Costa do Marfim, que é a anfitriã, busca um lugar na final da competição. Nesta quarta-feira (7/2), às 17h (de Brasília), no Estádio Olímpico, em Abidjã, enfrenta a República do Congo. O vencedor fará a final no domingo de Carnaval contra África do Sul ou Nigéria, que jogam um pouco antes, às 14h (de Brasília).

Onde assistir

A Bandsports (fechada) e o Youtube da Bandsports transmitem a partir das 17h (de Brasília).

Jogadores da Costa do Marfim, que está a um jogo da final da Copa Africana, se preparam para o duelo contra a República do Congo – Foto: Sia Kambou / AFP via Getty Images

Classificações inacreditáveis

Estar na semifinal era um sonho que parecia  impossível para os marfinenses no fim da última rodada da fase de grupos. Afinal, levaram de  4 a 0 de Guiné Equatorial, ficaram em terceiro no Grupo A. Mas avançaram  como o quarto melhor terceiro colocado. Ou seja, o último classificado, garantindo vaga no último jogo e torcendo pela TV (a vitória de Marrocos sobre Zâmbia garantiu a vaga). Porém, nos mata-matas, foram avançando. Eliminaram Senegal (atual campeão) nos pênaltis. E venceram de forma inacreditável a seleção de Mali. Afinal, a Costa do Marfim perdia por 1 a 0, com um jogador a menos, e ainda e viu o rival perder um pênalti. Mas empatou nos acréscimos no último lance. Depois, nos acrescimos da prorrogação, se garantiu na final vencendo por 2 a 1.

Congo não foi muito diferente. Na fase de grupos, avançou como segundo colocado, mas com três empates. Nas oitavas, um zebraço: eliminou Egito nos pênaltis (8 a 7) após 1 a 1 no tempo normal e prorrogação. A primeira vitória veio nas quartas, 3 a 1 sobre Guiné.

Congo está invicto e, nesta quarta-feira, sonha em bater os anfitriões marfinenses para chegar na decisão da Copa Africana – Foto: Franck Fife/ AFP via Getty Images

 Como está a Costa do Marfim

O treinador Emerson Faé não terá o zagueiro Koussounou, expulso ainda no primeiro tempo contra Mali. Ndicka o substituirá. Outro fora por expulsão é Diakité, o herói da classificação contra Mali, Ao fazer o gol, de letra, no fim dos acréscimos, ele tirou a camisa. Como tinha amarelo, levou o vermelho. Mas Diakité é reserva. Assim, Haller, um dos principais jogadores do Borussia Dortmund, comandará o ataque dos anfitriões nesta semifinal.

Como está a República do Congo

Sébastien Desabre só tem uma dúvida. Seu principal atacante, Kakuta, que perdeu os jogos das oitavas e quartas por lesão, ainda não está 100% recuperado. Assim, o francês naturalizado congolês e que se destacou no Lens deve começar no banco. No mais, a base é a mesma que vem surpreendendo na competição.

COSTA DO MARFIM X CONGO

Semifinal da Copa Africana de Nações
Data e Horário: 7/2/2024, às 17h (de Brasília)
Local: Estádio Olímpico, Abidjã (CMF)
COSTA DO MARFIM: Yahia Fofana; Singo, Ndicka, Boly e Konan; Seri, Kessie, Pepe, Seko Fofana e Adingra; Haller. Técnico: Emerse Faé
CONGO: M’Pasi; Kalulu, Mbemba, Inonga e Masuaku; Pickel e Moutoussamy; Elia, Bongonda e Wissa (Kakuta); Bakambu. Técnico: Sébastien Desabre.
Árbitro: Ibrahim Mutaz (LIB)
Auxiliares: Hassani Khalil (TUN) e Abduol Razak (DIJ)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Comentários