A Croácia vai disputar a sua primeira final da Liga das Nações. Em uma partida repleta de emoções, os croatas venceram a Holanda por 5 a 2 na prorrogação, depois do empate em 2 a 2 no tempo regulamentar e garantiram a classificação inédita. Com gols de Kramaric, de pênalti, Pasalic, Petkovic e Modric, também de pênalti, os visitantes venceram a Laranja Mecânica em Roterdã. Pelo lado da Holanda, o jovem atacante Malen e o camisa 10 Lang, que forçou a prorrogação com gol marcado no apagar das luzes, foram os responsáveis por balançar a rede para os donos da casa. Dessa maneira, a Croácia aguarda o vencedor de Itália x Espanha, que se enfrentam na outra semifinal, para descobrir o adversário na decisão.

Croácia
Jogadores da Croácia comemoram um dos gols da vitória por 4 a 2 sobre a Holanda – Foto: John Thys/Getty Images

Classificada para a final, a Croácia mostrou sua força e manteve o grande nível em suas competições. Nas duas últimas edições da Copa do Mundo, os croatas ficaram com o vice na Rússia em 2018, e com o terceiro lugar no Mundial de 2022. Além disso, a seleção comandada pelo técnico Zlatko Dalić foi responsável por eliminar a Seleção Brasileira nas quartas de final da Copa no Qatar.

Ao mesmo tempo, a derrota da Holanda no estádio do Feyeenoord encerrou uma invencibilidade de 31 anos da Laranja Mecânica em Roterdã.

A fase de grupos da Liga das Nações terminou em setembro do ano passado, pouco antes da Copa do Mundo. A seleção da Croácia se classificou para a semifinal da Liga das Nações como líder do Grupo 1. Por outro lado, a Holanda foi a primeira colocada do Grupo 4, e na Copa do Qatar foi eliminada pela campeã Argentina nas quartas de final.

Holanda x Croácia

O primeiro tempo foi de poucas chances criadas e poucas finalizações. Mas, a Holanda soube aproveitar a primeira boa oportunidade e Malen abriu o placar aos 33 minutos. O atacante aproveitou uma bonita jogada dos holandeses, que souberam trabalhar a bola e encontrar o jovem livre na área, que finalizou cruzado para levar a vantagem para o intervalo.

Holanda x Croácia
Jogadores de Holanda e Croácia em disputa de bola na semifinal da Liga das Nações – Foto: Kenzo Triboullard/Getty Images

Guiné, adversária da Seleção Brasileira neste sábado (17), perde para o Egito. Veja como foi

No entanto, a Croácia voltou do intervalo com outra postura e foi mais incisiva. Após levar perigo ao gol adversário nos primeiros minutos, Gakpo fez um pênalti infantil em Modric. Assim, o atacante Kramaric deslocou o goleiro na cobrança e deixou tudo igual aos nove minutos. Com o empate, o jogo ficou equilibrado e ambas equipes criaram chances. Mas, os croatas seguiram melhores em campo e conseguiram a virada aos 27 minutos, quando Pasalic aproveitou cruzamento entre três marcadores para deixar os visitantes em vantagem. Assim, a Holanda foi para o tudo ou nada e pressionou em busca do empate. E ele veio aos 50 minutos, nos acréscimos, quando Lang aproveitou uma sobra de bola em um cruzamento na área e forçou a prorrogação.

Na prorrogação, a Croácia brilhou e mostrou sua superioridade técnica. O experiente Petkovic, que foi algoz da Seleção Brasileira na Copa do Mundo no Qatar, fez um belo gol de fora da área e recolocou os visitantes em vantagem. Além disso, em outra cobrança de pênalti para os croatas, o craque Modric garantiu a vitória por 4 a 2 e foi recompesado por mais uma grande atuação.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários