O Cruzeiro teve como um dos principais feitos na temporada o aproveitamento das categorias de base. Afinal, a Raposa promoveu a estreia de 11 garotos em 2022. Mesmo que a administração de Ronaldo Fenômeno tenha dado início a reformulação nesse setor, conseguiu se beneficiar em um curto prazo.

O menino que mais foi o usado pelo técnico Paulo Pezzolano foi Daniel Jr. Ele foi integrado ao grupo principal após a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O camisa 48 participou de 37 jogos no ano e 24 deles foram pela Série B. O meio-campo marcou dois gols e deu três assistências pelo Cruzeiro na competição.

Daniel Jr, garoto do Cruzeiro mais utilizado no ano – Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O último jovem atleta a estrear entre os profissionais foi o meio-campo Xavier. O camisa 88 fez seu primeiro jogo na equipe principal contra o Sport. Ele também entrou na segunda etapa da partida com o Vila Nova. Aliás o setor de criação da Raposa foi o que mais se aproveitou com novas opções.

De todos os 11 meninos que integram o elenco profissional, somente dois não atuaram na Série B. Nesse contexto, se encaixam os goleiros Denivys e Ezequiel, que receberam chances no estadual. Aliás, Denivys é a terceira alternativa da meta cruzeirense. Ele fica atrás apenas de Rafael Cabral e Gabriel Mesquita.

Garotos como Miticov, Marcelinho e Breno, que jogaram pela primeira vez no elenco principal do Cruzeiro nesse ano, já haviam estreado profissionalmente em seus antigos clubes. O primeiro deles não está mais na equipe mineira. Enquanto isso, o segundo ficou emprestado à Ferroviária e ao Água Santa, ambos clubes paulistas, durante 2022.

Base do Cruzeiro em peso no profissional

Ainda assim, outros jogadores do grupo são oriundos da categoria de base da Raposa, mas fizeram sua primeira partida como profissional em um momento anterior.

Como é o caso de Geovane Jesus, Kaiki, Paulo, Vitor Roque e Weverton. Esses meninos fizeram parte do elenco do Cruzeiro que disputou a última edição da Copinha.

O atacante Stênio, de 19 anos, é outro exemplo, estreou no profissional da Raposa em 2020, foi emprestado para ganhar rodagem na última temporada. Retornou à equipe neste ano mais experiente. Inclusive, a maioria desses jovens ainda possuem idade para atuar nas categorias de base. Ageu, Breno, Ezequiel, Jhosefer, Pedrão e Xavier se adequam nessa situação, pois podem ser utilizados na equipe sub-20.

O último deles e o lateral-esquerdo Kaiki têm sido aproveitados pelo técnico Paulo Pezzolano e vem atuando simultaneamente no profissional e na base. Os dois entraram na partida com o Sport, em Recife, e um dia depois ajudaram na classificação do Cruzeiro sobre o Fluminense, na Copa do Brasil sub-20.

Novas estreias

No entanto, há a possibilidade de novas estreias. Ainda mais com a Raposa já tendo garantido o acesso para a Série A e o título da segunda divisão. Dessa forma, o comandante uruguaio permanece observando os meninos da base do Cruzeiro durante os treinamentos.

Nesse sentido, o próximo menino que deve ganhar uma oportunidade é o zagueiro Ruan Santos. Ele esteve presente no banco de reservas nos dois últimos compromissos da equipe mineira.

Garotos que estrearam no profissional do Cruzeiro em 2022

Goleiros
– Denivys: 2 jogos (21 anos)
– Ezequiel: 1 jogo (19 anos)

Zagueiro
– Pedrão: 2 jogos (18 anos)

Meias
– Xavier: 2 jogos (18 anos)
– Miticov: 9 jogos (20 anos)
– Vitinho: 1 jogo (20 anos) *
– Ageu: 2 jogos (20 anos)
– Daniel Jr.: 37 jogos (20 anos)

Atacantes
– Jhosefer: 3 jogos (18 anos)
– Marcelinho: 5 jogos (20 anos)
– Breno: 5 jogos (20 anos)

*Não está mais no Cruzeiro

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Publicidade

Comentários

Publicidade

Publicidade