O América-MG levou a melhor no primeiro clássico mineiro de 2022. No Mineirão, o Coelho aproveitou a superioridade numérica e venceu o Cruzeiro por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (2), pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro. Patric, de falta, e Alê, marcaram os gols do jogo, que ficou marcado pela expulsão de Waguinho e muita polêmica no primeiro tempo.
Atuações do Cruzeiro contra o América-MG: quem foi bem, quem foi mal
O primeiro tempo do clássico foi recheado de polêmica. O Cruzeiro começou melhor e chegou a abrir o placar com Edu, aos 15, mas o gol foi anulado por impedimento. Entretanto, o panorama da partida mudou após a expulsão de Waguinho, aos 18, por agressão em Patric. Com um a menos, a Raposa sentiu o baque e não demorou muito para o América aproveitar a superioridade numérica. Aos 24, Wellington Paulista foi derrubado na entrada da área. Na cobrança de falta, Patric acertou uma bela finalização, sem chance para Rafael Cabral. Na comemoração, o lateral-direito ainda provocou o banco cruzeirense e foi punido com cartão amarelo.
Veja a classificação do Campeonato Mineiro
Em desvantagem numérica no campo e no placar, o Cruzeiro precisou fazer mudanças. O técnico Paulo Pezzolano trocou Sidnei por Maicon, mas não adiantou. Um minuto após a alteração, Patric encontrou Alê, livre nas costas de Gabriel Dias, e o camisa 10 ampliou o placar para o Coelho. Por pouco, o América não anotou o terceiro com Wellington Paulista, mas Rafael Cabral salvou a Raposa. Nos acréscimos, mais uma polêmica. Os jogadores cruzeirenses reclamaram de uma suposta agressão de Wellington Paulista em Willian Oliveira, mas a arbitragem mandou seguir e sequer puniu o camisa 9 do América.
O Cruzeiro voltou para a etapa final tentando pressionar. Com quatro minutos, Edu foi acionado pela esquerda, mas o goleiro Jori salvou o América. O centroavante saiu da área, buscou o jogo, fez pivô e criou jogadas, e foi um dos principais destaques da Raposa. Mas não foi o suficiente. No restante da partida, o time celeste sentiu o cansaço e não conseguiu mais agredir o rival. O Coelho, por sua vez, quase fez o terceiro com Alê, que acertou o travessão aos 18 minutos. Depois, restou o administrar o placar e esperar o apito final para celebrar a vitória no clássico.
Com a vitória no clássico, o América chegou aos seis pontos e saltou para o segundo lugar. Já o Cruzeiro, perdeu a invencibilidade e caiu de primeiro para o quarto lugar. Na próxima rodada, o Coelho recebe o Athletic, terceiro colocado também com seis pontos, no sábado (5), às 19h30, no Estádio Independência. Já a Raposa visita a Caldense, quinta colocada com seis pontos, no mesmo dia, às 16h30, no Estádio Ronaldão.
CRUZEIRO 0 X 2 AMÉRICA-MG – 3ª RODADA DO CAMPEONATO MINEIRO
Data e horário: Quarta-feira (02/02/2022), às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Cruzeiro: Rafael Cabral; Gabriel Dias (Bruno José, min. 15’/2ºT), Geovane, Sidnei (Maicon, min. 31’/1ºT), Eduardo Brock e Rafael Santos (Bidu, min. 0’/2ºT); Willian Oliveira, Felipe Machado (Adriano, min. 0’/2ºT) e João Paulo; Waguinho e Edu (Thiago, min. 20’/2ºT). Técnico: Paulo Pezzolano
América-MG: Jori; Patric (Raúl Cáceres, min. 12’/2ºT), Iago Maidana (Conti, min. 0’/2ºT), Éder e Marlon (João Paulo, min. 26’/2ºT); Lucas Kal, Juninho e Alê; Everaldo (Carlos Alberto, min. 12’/2ºT), Felipe Azevedo e Wellington Paulista. Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira e Marcyano da Silva Vicente
Gols: Patric, aos 24′ do 1ºT (1-0); Alê, aos 32′ do 1ºT (2-0);
Cartões amarelos: Paulo Pezzolano, João Paulo e Maicon (CRU); Patric, Iago Maidana, Conti e Carlos Alberto (AME)
Cartões vermelhos: Waguinho (CRU)
Comentários