Extracampo

Cuca comenta pela primeira vez sobre caso de estupro em 1987. Entenda o assunto

Uma reunião nesta terça-feira encaminhou a contratação do treinador Cuca, que assim voltará ao clube onde brilhou intensamente e levou o time ao título da Libertadores-2013. Mas a cada vez mais próxima volta do treinador ao clube vem causando repercussão também pelo lado negativo. A Hashtag “Cuca Não” voltou com toda a força, relembrando que em 1987 o treinador, quando jogava e era um dos destaques do Grêmio, Cuca foi acusado, junto com outros jogadores de estupro.

Cuca pela primeira vez comenta sobre o  caso que protagonizou com outros três atletas e que terminou com condenação sobre violência sexual – Ivan Storti/Santos FC

Por causa disso, Cuca, pela primeira vez falou sobre o assunto. Em entrevista para a jornalista Marília Ruiz, do Portal UOL,  o treinador comentou:

“Me incomoda. Há 34 anos houve um episódio e isso está vindo como se fosse hoje e eu fosse culpado. Eu não tenho culpa de nada. Jamais levantei um dedo para uma mulher, vivo numa casa com 90% de mulheres, não sou sou machista. Pelo contrário, sempre me adapto. Me incomoda bastante. Não não devo nada para ninguém, não fiz nada de errado. Fui julgado à revelia, pois não estava mais no Grêmio com os outros rapazes. Não houve nada de estupro. Houve condenação uma menor ter entrado entrado no quarto, mas não houve abuso ou tentativa. Hoje, 34 anos depois, com a força do movimento, resolvi falar e dar um basta nesta história”.

Entenda o caso

A situação ocorreu em 1987, durante uma excursão do Grêmio. Além de Cuca, os jogadores Eduardo Hamester, Fernando Castoldi e Henrique foram acusados de estupro de Sandra Pfaffli (que na época era uma menina de 13 anos) num hotel em Berna. Os jogadores ficaram presos por um mês e voltaram ao Brasil. Em 1990, eles foram condenados de três meses  a três anos de prisão, mas nunca cumpriram a pena. Esta pena prescreveu em 2005.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Arthur Elias lamenta derrota para o Japão: ‘Jogo viável de ganhar’

A Seleção Brasileira de futebol feminino estava com a classificação garantida para a próxima fase…

28 de julho de 2024

Hulk garante a duríssima vitória do Atlético sobre o Corinthians

Hulk fez 38 anos nesta semana (dia 25), mas foi ele quem deu o presente…

28 de julho de 2024

Grêmio vence o Vasco e deixa a zona de rebaixamento

O Grêmio suou bastante, mas conseguiu vencer o Vasco por 1 a 0, neste domingo…

28 de julho de 2024

Julimar e Di Yorio marcam, e Athletico vence o Cuiabá, na Arena Pantanal

O Athletico foi até a Arena Pantanal neste domingo (28) e aproveitou o desespero do…

28 de julho de 2024

Tite garante Matheus Cunha como titular contra o Palmeiras

Em entrevista coletiva após a vitória do Flamengo por 2 a 0 contra o Atlético…

28 de julho de 2024

Santos sai na frente, mas deixa vitória escapar contra o CRB

O Santos perdeu uma grande oportunidade de disparar na liderança da Série B do Brasileirão.…

28 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!