Mesmo em meio a tantos reforços com o alto investimento da SAF, é necessário associar a evolução do Vasco ao brilho do cria da base Gabriel Pec. De menino talentoso, mas franzino e inconstante, o atacante alcançou sua maturidade no futebol e vem dando uma enorme contribuição ao time em 2023. Afinal, aos 22 anos, Pec parece ter deixado para trás as críticas e a desconfiança dos torcedores para estar até mesmo cobiçado no mercado internacional.
O clube, com isso, já espera sondagens mais robustas na próxima janela de transferências. No entanto, há segurança para eventualmente fazer um bom negócio, já que o contrato do jogador vai até dezembro de 2026. Aliás, por enquanto não há intenção de abrir mão de Pec. Com oito gols em 15 jogos oficiais na temporada, ele é visto como imprescindível para um bom papel no Campeonato Brasileiro.
O atacante já marcou duas vezes e deu uma assistência nas duas primeiras partidas do Vasco na competição – contra o Atlético-MG e Palmeiras. Além disso, fez dois gols sobre o Flamengo nos últimos quatro duelos contra o rival. Isso derruba a fama de jogador que vai bem no Estadual, especialmente contra os times pequenos, e logo cai de rendimento. O segredo, segundo o próprio, é o seu desenvolvimento técnico.
“Tenho evoluído bastante. Não estou apenas cortando para esquerda, tenho treinado minha perna direita também. E já dei a assistência cortando para o fundo e cruzando de direita. Sinto que venho crescendo na parte física também”, enumerou.
Números de Pec no Vasco ano a ano:
0 gol em 8 jogos – 2019
1 gol em 21 jogos – 2020
7 gols em 52 jogos – 2021
4 gols em 45 jogos – 2022
8 gols em 18 jogos – 2023
Gabriel Pec chegou no Vasco há 14 anos. Assim, passou por todas as categorias de base, sempre marcando gols e se destacando pela habilidade com a perna esquerda. Porém, por necessidade da equipe, foi puxado para os profissionais de forma precoce, aos 18. E pular etapas não fez muito bem ao garoto, que ainda era frágil fisicamente e tomava decisões erradas perto da área.
Neste caso, ao menos, a paciência é mérito das diretorias do clube e comissões técnicas, que seguiram apostando no jogador.
“O externo rotula muito as pessoas, como se não evoluíssemos com o passar do tempo. O Pec é um dos meninos mais experientes, mas ainda assim é um menino, vem crescendo, fazendo gols, ajudando na marcação. Fico feliz por ter dado assistência e feito gol”, disse o técnico Maurício Barbieri, em entrevista logo após a vitória por 2 a 1 sobre o Galo.
Os apelidos pejorativos de antes, como “filé de borboleta”, deram lugar nas redes sociais a empolgados “Lionel Pec”, “Pecman” ou “Pecnífco”.
“Sempre que eu faço uma grande jogada, gol ou assistência, eles brincam e falam que eu sou o Lionel Pec. Eu vejo como carinho. Graças a Deus tenho essa maturidade para entender. Se a gente não vai bem no jogo, não é o pior. Se vai bem, não é melhor”, ressaltou.
Pec deixa maior compra do Vasco no banco
Outra prova da confiança é que a maior aquisição feita pelo Vasco neste ano, hoje, é reserva de Pec. O argentino Luca Orellano teve um início de ano com lesões, mas já vem entrando no segundo tempo. Ainda assim, não se cogita escalá-lo no lugar do cria da base cruz-maltina. Em tese, o ex-camisa 10 do Vélez Sarsfield, que deve custar mais de 3 milhões de dólares, atuaria como ponta direita no esquema de Barbieri.
E não é só a eficiência ofensiva que dá moral para o jovem atacante cruz-maltino. Na fase defensiva, Pec vem sendo essencial, ajudando bastante o lado direito com a média próxima de dois desarmes por jogo. Por exemplo, contra o Palmeiras, no último domingo, já no meio do segundo tempo, deu um pique e um carrinho providencial para evitar um cruzamento da linha de fundo.
Não por acaso, foi eleito o “Craque do Jogo” por internautas e pela transmissão da TV Globo. Com isso, voltou a ganhar o reconhecimento recorrente dos companheiros. O volante Jair foi um deles.
“Procuro conversar com os mais novos, para passar mais confiança. E o Pec está em uma fase excelente, é um grande jogador. Tem aproveitado as oportunidades e foi decisivo hoje de novo”, disse o camisa 8.
Quinto colocado no Brasileirão após duas rodadas, o Vasco volta a campo contra o Bahia, na próxima segunda-feira, em São Januário. Chance de Gabriel Pec e o time manterem a boa fase.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários