Matheus Nascimento surgiu no Botafogo com apenas 16 anos, como uma das maiores revelações da base do clube. Hoje, três temporadas depois (faz 20 em março), o atacante ainda busca seu espaço. Tratado como uma joia por John Textor, dono da SAF alvinegra, chegou a receber propostas de altas cifras, mas perdeu espaço e vem de um semestre bastante discreto. Tanto que ficou fora das últimas convocações para as Seleções sub-20 e do Pré-Olímpico sub-23, recentemente.

Assim, a atual pré-temporada é o momento para o garoto mostrar seu valor para o técnico Tiago Nunes. Mesmo porque Diego Costa não renovou com o Botafogo, e Nascimento volta, em tese, a ser o primeiro reserva para o ataque, à espera de brechas de Tiquinho Soares, o que vai acontecer na três primeiras rodadas do Carioca, por suspensão do último Estadual. Desta vez, no entanto, vê a disputa com Janderson crescer cada vez vez mais. Além da presença da promessa uruguaia Valentín Adamo.

Matheus Nascimento não marca desde maio de 2023 e busca recuperação – Foto: Vítor Silva/Botafogo

Proposta recusada por Textor

No meio do ano passado, o Nottingham Forrest procurou o Textor e sinalizou com uma proposta próxima a 9 milhões de libras (cerca de R$ 48 milhões). O empresário discutiu com a família do jogador, mas não gostou do valor. Segundo a imprensa inglesa, o mesmo clube considerava voltar à carga em dezembro com mais dinheiro, o que não aconteceu. De lá para cá, o camisa 90 teve uma lesão e, quando esteve à disposição, praticamente não entrou em campo. Com a queda de rendimento geral, foi preterido pelos treinadores em meio à pressão.

No fim das contas, foram 19 partidas na temporada passada, com três gols – o último deles em maio, contra o Atlético-MG, no Estádio Nilton Santos. Ou seja, o centroavante está há oito meses sem balançar as redes. O planejamento é para que ele siga sendo lapidado. O clube, então, não tem pressa e, por enquanto, não se preocupa. Mas é consenso que já se esperava um pouco mais de Nascimento até aqui.

Em 2021, como referência, surgiu a informação de que o Botafogo teria recebido uma oferta de mais de 20 milhões de euros do futebol português. Na época, o Alvinegro ainda não era SAF, mas acreditava-se que estava formando um dos maiores goleadores de sua geração.

Garotada do Fogão

Além dele, o Botafogo vem investindo também no mercado interno e externo em busca de transformar jogadores jovens em ativos em potencial em breve. O lateral Mateo Ponte, o volante Newton e os meia-atacantes Segovinha e Hernández são alguns exemplos. Além do próprio concorrente de Matheus Nascimento, o uruguaio Valentín Adamo, comprado por 1.5 milhões de dólares junto ao River Plate-URU.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários